Avião da Presidência decola para resgatar brasileiros em Gaza

O avião partiu da Base Aérea de Brasília (BABR) às 16h30 (horário de Brasília).

A aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República, foi cedida para a missão. | Força Aérea Brasileira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aeronave VC-2 (Embraer 190), utilizada pela Presidência da República, decolou na tarde desta quinta-feira (12) em direção a Roma, na Itália, para repatriar 20 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, território palestino na fronteira com Egito e Israel. O avião partiu da Base Aérea de Brasília (BABR) às 16h30 (horário de Brasília).

Será realizada uma parada técnica na Ilha do Sal, Cabo Verde. O pouso em Roma está previsto para as 6h (horário de Brasília) de sexta-feira (13), onde aguardará autorização para pousar no Egito e resgatar os brasileiros. A aeronave tem capacidade de transportar até 40 passageiros. 

A Embaixada Brasileira em Tel Aviv fez um pedido formal ao governo de Israel para que evite qualquer ação que ponha em risco a área onde se encontra uma escola em que o grupo de brasileiros está abrigado.

O avião cedido pelo Planalto foi avaliado como apto para a missão, entretanto, ele não estava incluído no cronograma de voos divulgado pela Força Aérea no início desta semana. Conforme a FAB, os aviões do modelo VC-2 são destinados a operações de transporte especial. No ano de 2020, no início da pandemia da Covid-19, esse modelo foi utilizado na repatriação de brasileiros que estavam na China.

A VC-2 é a sexta aeronave enviada à região do Oriente Médio para auxiliar na repatriação de cidadãos brasileiros e a primeira designada para resgatar brasileiros na Faixa de Gaza.

Segundo avião com brasileiros chega no Rio

Na madrugada desta quinta-feira, mais um grupo de brasileiros repatriados de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) chegou por volta das 2h40, trazendo 214 pessoas a bordo. Foi o segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que está trazendo de volta brasileiros que estavam retidos devido ao conflito entre Israel e o Hamas.

O primeiro voo de resgate pousou na Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira (11). O KC-30 partiu de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) na terça-feira (10) e trouxe consigo 211 passageiros. Desses, 107 desembarcaram em Brasília, enquanto 104 seguiram para o Rio de Janeiro a bordo de dois aviões da FAB.

O governo federal mobilizou essa repatriação de brasileiros devido ao conflito que teve início no último fim de semana entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. Estão planejados mais quatro voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Nesta fase inicial, a expectativa é trazer de volta cerca de 900 brasileiros que estavam em Israel e na Palestina.

Outras aeronaves com repatriados devem pousar em Recife, São Paulo e nas duas últimas em o Rio de Janeiro. Para o deslocamento até seus destinos finais, as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul, em uma parceria articulada pela Presidência da República com a companhia.

O Ministério das Relações Exteriores já coletou informações de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio e retornar ao Brasil. A maioria dessas pessoas estava visitando Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, lançou um ataque contra o território israelense, desencadeando uma forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES