Avião que levava Prigojin pode ter sido derrubado, afirma Rússia

As suspeitas se baseiam nos padrões de voo registrados por sites de monitoramento aéreo que indicaram algum evento catastrófico a bordo

Prigojin morreu em queda de avião no último dia 23 de agosto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A investigação sobre a queda do avião do líder mercenário Ievguêni Prigojin está considerando a possibilidade de o jato ter sido derrubado em uma ação deliberada, segundo confirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, nesta quarta (30). As informações são da Folhapress.

"É óbvio que diferentes versões estão sendo consideradas, inclusive a versão, e você sabe do que estou falando, de uma atrocidade deliberada", disse Dmitri Peskov na conversa diária com a mídia, segundo informou o Folhapress.

As suspeitas se baseiam nos padrões de voo registrados por sites de monitoramento aéreo que indicaram algum evento catastrófico a bordo, levando a uma queda vertical após 32 segundos de instabilidade. Países como os Estados Unidos e a Ucrânia imediatamente apontaram o presidente Vladimir Putin como principal suspeito do crime, sustentada pela coleção de mortos em condições suspeitas ou assassinados entre desafetos do Kremlin. Contudo, o porta-voz chamou a hipótese de mentira absoluta. 

Os EUA descartaram, presumivelmente devido ao seu monitoramento de lançamentos na Rússia, o emprego de um míssil antiaéreo, o que em tese só poderia ser feito por forças do Kremlin, embora a versão também isente ações de infiltrados no território russo.

Nesta quarta (30), a agência de investigação de acidentes aéreos da Rússia afirmou que não está participando da apuração sugerindo assim que ela está só nas mãos de órgãos policiais. Também negou a participação estrangeira nas investigações, após informação veiculada pela agência de notícias Reuters e confirmada pela Folha, de que Moscou iria solicitar às autoridades brasileiras apoio na apuração, uma vez que o jato em que Prigojin morreu foi fabricado no Brasil. 

Segundo o anexo 13 da convenção da Icao (Organização Internacional de Aviação Civil, na sigla inglesa), assinada tanto por Brasília quanto por Moscou, a recomendação era a da participação da Embraer na análise do caso.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) afirmou que a comissão russa fez o comunicado na terça. A Icao recomenda, mas não obriga as partes a compartilhar dados. O avião específico não recebia manutenção da fabricante brasileira desde que o veículo entrou em uma lista de sanções dos Estados Unidos em 2019.

Entenda o caso

Prigojin, seu adjunto Dmitri Utkin e outras oito pessoas morreram no último dia 23, quando o jato Embraer Legacy 600 em que voavam caiu abruptamente no meio do caminho entre Moscou e São Petersburgo.

Prigojin era um aliado próximo do chefe do Kremlin até se desentender com a cúpula militar russa acerca da competição entre o seu Grupo Wagner e as forças regulares em ação na Ucrânia. No fim de junho, a crise se transformou em motim que visava a derrubar a chefia das Forças Armadas, abortado em seu primeiro dia, mas que expôs Putin da forma mais humilhante em suas duas décadas de poder.

Prigojin foi enterrado na terça (29), em um cemitério nos arredores de São Petersburgo, onde também nasceu Putin, com quem se relacionava desde os anos 1990. O funeral foi fechado, e não se sabe se houve honras militares a que tinha direito por ter a medalha de Herói da Rússia, mais alta condecoração do país.

Com informações da Folhapress



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES