Brasil alcança marca de um milhão de parabólicas digitais instaladas

A Anatel e a empresa Siga Antenado anunciaram a marca de um milhão de instalações gratuitas dos novos kits.

Anatel e Siga Antenado anunciaram números alcançados este ano | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a empresa Siga Antenado anunciaram, nesta terça-feira (19), que atingiram a marca de um milhão de instalações gratuitas dos novos kits de antenas parabólicas digitais em todo o país para famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. A informação foi compartilhada durante entrevista coletiva realizada na sede da Agência em Brasília. 

Na ocasião, o presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), Moisés Moreira, e o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, também anunciaram a antecipação da liberação da faixa de 3,5 GHz para mais 212 cidades, a partir do dia 18 de setembro. 

Segundo a Anateljá são 2.024 municípios liberados para o uso da tecnologia 5G, abrangendo uma população de 151 milhões de brasileiros, que corresponde a 71% da população do país e representa 82% do PIB. A previsão é que até 2026, todos os 5.570 municípios brasileiros estejam cobertos pela tecnologia 5G.

Moisés Moreira, que é conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, destacou a importância da instalação dos primeiros um milhão de kits, ressaltando que isso significa um grande avanço no acesso à comunicação de qualidade, com imagem e som superiores. Ele enfatizou que essa substituição das parabólicas tradicionais abre as portas para novas experiências em termos de informação e entretenimento para muitos brasileiros e também oferece inúmeras oportunidades proporcionadas pela tecnologia 5G, tanto para a população quanto para a indústria.

A expectativa é beneficiar um total de 5,5 milhões de famílias por meio da instalação gratuita dos kits até o final do programa. Esse número foi estimado por meio de um levantamento nacional que identificou a quantidade de antenas parabólicas convencionais em uso nas residências de beneficiários do Cadastro Único.

O edital do 5G exige a desocupação da faixa de 3,5 GHz e a redução de interferências de estações satelitais profissionais próximas a essa faixa. A desocupação de 1.482 dessas estações foi antecipada em mais de dois anos do prazo original. Até agora, 87% das instalações de filtros para evitar interferências na faixa de 3,5 GHz foram concluídas, de um total de 19.293 planejadas para 2026.

Além disso, o Gaispi planeja propor ao Conselho Diretor da Anatel o lançamento de infraestruturas adicionais de infovias após a conclusão das seis iniciais previstas no edital do 5G, com financiamento de 50% dos recursos remanescentes do Programa Amazônia Integrada e Sustentável. Essas infraestruturas beneficiariam mais um milhão de habitantes em 16 municípios, incluindo regiões como os rios Tapajós, Xingu e Tocantins.

No tocante à implantação das Redes Privativas do Governo Federal, o Gaispi também anunciou a aprovação das diretrizes para a rede fixa, que abrangerá 6,5 mil pontos em todas as 26 capitais e no Distrito Federal, utilizando a infraestrutura da Telebrás. A aquisição dos equipamentos depende da disponibilidade de informações sobre a localização desses pontos por parte do Ministério das Comunicações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES