Brasileiros repatriados de Gaza embarcam em avião da Força Aérea

O VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, está programado para realizar seu décimo voo de retorno ao Brasil

Brasileiros repatriados de Gaza embarcam em avião da Força Aérea | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os 32 brasileiros que conseguiram sair da Faixa de Gaza no último sábado (11) através da fronteira com o Egito agora se encontram a bordo da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), disponibilizada pela Presidência para transportá-los de volta ao Brasil. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens: 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros trazidos no décimo resgate da zona de conflito no Oriente Médio.

O VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, está programado para realizar seu décimo voo de retorno ao Brasil, transportando brasileiros repatriados da Faixa de Gaza. A decolagem da aeronave está prevista para as 11h50 (horário local) desta segunda-feira (13) a partir do Cairo, Egito, com 32 passageiros a bordo. O itinerário inclui três paradas técnicas: em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF).

Quando o VC-2 tocar o solo da Base Aérea de Brasília, a Operação Voltando em Paz completará 1.477 passageiros e 53 animais domésticos resgatados. Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde (13 médicos, nove psicólogos e 15 enfermeiros) se envolveram na logística. Mais de três mil refeições foram servidas em 315 horas de voo sobre 16 países.

Brasileiros repatriados de Gaza embarcam em avião da Força Aérea - Foto: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou que a situação dos brasileiros foi solucionada com a partida do grupo de 34 pessoas da Faixa de Gaza neste domingo (12) através do Egito. Apesar disso, o ministro enfatizou a gravidade do conflito e ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanecerá comprometido com a busca por uma solução. 

Lula parabeniza Itamaraty e FAB

"Parabéns para o Itamaraty e a FAB [Força Aérea Brasileira] pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (12).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES