Exclusivo Buscas por cearenses desaparecidos no mar há mais de 20 dias são suspensas

O grupo é considerado desaparecido pela família desde o último dia 19 de setembro. A proprietária do barco disse que a embarcação tinha combustível para 6 dias.

Buscas por cearenses desaparecidos no mar há mais de 20 dias são suspensas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Marinha do Brasil informou, nesta terça-feira (10), que as buscas pelos três tripulantes que sumiram no último dia 19 de setembro deste ano no mar da Praia de Torrões, em Itarema, no litoral oeste do Ceará, foram suspensas. Hoje, faz 22 dias que as vítimas desapareceram. 

As vítimas foram identificadas como Milton Cezar Rodrigues, José Félix de Sousa e José Ivan do Nascimento. No dia 29 de setembro, uma operação de busca e salvamento foi iniciada, com participação da Capitania dos Portos do Ceará e da agência do órgão em Camocim, coordenada pela Salvamar Nordeste.

Ao MeioNorte, a Marinha informou que foram 120 horas de trabalho a fim de encontrar os tripulantes, no entanto, sem sucesso. As buscas contaram, ainda, com o emprego do Navio-Patrulha "Graúna", subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, e o apoio do Saveiro Recife da Força Aérea Brasileira

“Adicionalmente, foi emitido Aviso aos Navegantes e realizado contato com a comunidade marítima, no intuito de ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar as embarcações que navegam em áreas próximas ao desaparecimento para apoiar nas buscas. Na noite do dia 4 de outubro, após os esforços realizados, com investigações nas áreas de provável localização, o SAR - Serviço de Emergências Marítimas e Fluviais, foi suspenso, podendo as buscas serem reiniciadas por ocasião de novas informações”, diz a nota da Marinha.

A princípio, os familiares não estranharam o sumiço dos três tripulantes, pois imaginaram que os mesmos teriam ido a outro local. No entanto, a preocupação veio assim que o grupo perdeu a comunicação. Na ocasião, a Marinha ainda mencionou que as vítimas realizavam atividade de pesca distante a cerca de 15 milhas náuticas (aproximadamente 28 quilômetros) da Praia da Baleia, em Itapipoca.

NOTA DA MARINHA

A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento, na noite do dia 29 de setembro, do atraso no regresso da embarcação “Patriota”, que suspendeu da Praia de Torrões, localizada no município de Itarema, litoral oeste do Ceará, a fim de realizar atividade de pesca a 15 milhas náuticas, aproximadamente 28 quilômetros, da Praia da Baleia, em Itapipoca-CE.

De imediato, a MB iniciou uma Operação de Busca e Salvamento coordenada pelo Salvamar Nordeste, com a participação da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e da Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), que realizaram buscas percorrendo as localidades de Paracuru, Mundaú, Baleia, Moitas do Ceará, Itarema, pelo modal terrestre, verificando a orla marítima (praias, embarcações e colônias de pescadores). 

As buscas contaram, ainda, com o emprego do Navio-Patrulha "Graúna", subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, e o apoio do SALVAERO RECIFE da Força Aérea Brasileira. Ao todo, contabilizando aproximadamente 120 horas de trabalho. 

Adicionalmente, foi emitido Aviso aos Navegantes e realizado contato com a comunidade marítima, no intuito de ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar as embarcações que navegam em áreas próximas ao desaparecimento para apoiar nas buscas. 

Na noite do dia 4 de outubro, após os esforços realizados, com investigações nas áreas de provável localização, o SAR foi suspenso, podendo as buscas serem reiniciadas por ocasião de novas informações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES