Câmara Municipal solicitará audiência com TJ-PI sobre o transporte coletivo

O requerimento prevê a formação de uma Comissão com o objetivo de fazer encaminhamentos no TJ referentes à problemática do transporte em Teresina.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovado na Câmara Municipal de Teresina, nesta terça-feira (22), um requerimento para a realização de audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), José Ribamar Oliveira, e para formação de uma Comissão de Vereadores com o objetivo de fazer encaminhamentos no TJ referentes à problemática do transporte coletivo municipal. O pedido foi de autoria do vereador Dudu Bordes (PT). 

O requerimento foi feito logo após o início da greve de motoristas e cobradores, que já está em seu segundo dia. “Queremos unir forças, o judiciário, executivo e legislativo, para que possamos dar um ponto final nessa questão. Para isso, a participação do judiciário é importante. O povo está sofrendo com esse péssimo serviço prestado. Acredito que ainda nesta semana iremos no Tribunal pedir apoio para resolver a situação”, disse Dudu. 

Câmara Municipal solicitará audiência com TJ-PI sobre o transporte coletivo (Foto: Divulgação)

O vereador, que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público na Câmara de Teresina, segue defendendo que os problemas do sistema só serão resolvidos se a prefeitura romper o contrato com as empresas concessionárias das linhas. A medida já foi apontada no relatório final da CPI, que propôs ainda a contratação emergencial de novas empresas e a realização de uma nova licitação.

#SOSTeresina é o assunto mais comentado do Twitter

Deflagrada por tempo indeterminado, a greve dos motoristas e cobradores chega ao segundo dia na capital piauiense, com os prejuízos ocasionados pelo movimento paredista à população, a hashtag #SOSTeresina alcançou o posto de assunto mais comentado do Twitter no Brasil na terça-feira, 22 de março.

O tuitaço foi promovido pelos internautas teresinenses, que cobram uma solução para o problema do transporte público. Até o momento dessa reportagem, a hashtag #SOSTeresina já contava com mais de 8,2 mil tweets.

De acordo com a ferramenta Buzzmonitor, 84% das publicações reportadas sobre o assunto tem um teor negativo, 11% foram apontadas como neutras e somente 4,5% como positivas. Sobre o assunto, a Prefeitura de Teresina indicou que apoia a democracia e que respeita o direito à opinião. "A Prefeitura mantém diálogo permanente com trabalhadores e empresários na busca de soluções para o impasse", frisa.

Justiça determina que 80% da frota circule

Acatando parcialmente a pedido do Setut, a desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí, determinou na segunda-feira, 21 de março, que o Sindicato dosTrabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro) cumpra o percentual mínimo de 80% da frota de ônibus circulante nos horários de pico e de 60% no período considerado entrepico, durante a greve dos motoristas e cobradores de Teresina, deflagrada pela categoria na segunda (21).

Na ação cautelar, o Setut pedia que a Justiça do Trabalho determinasse a circulação de 100% da frota nos horários de pico, o que não foi possível de ser atendido pela desembargadora, que alegou que conflitaria com o 'direito de greve'.

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES