Justiça determina circulação de 80% dos ônibus em Teresina durante a greve

A desembargadora Liana Chaib atendeu parcialmente a ação cautelar do Setut, que pedia 100% da frota nos horários de pico.

TRT determina circulação de 80% dos ônibus em Teresina durante a greve | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acatando parcialmente a pedido do Setut, a desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí, determinou na noite desta segunda-feira, 21 de março, que o Sindicato dosTrabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro) cumpra o percentual mínimo de 80% da frota de ônibus circulante nos horários de pico e de 60% no período considerado entrepico, durante a greve dos motoristas e cobradores de Teresina, deflagrada pela categoria na manhã de hoje.

Greve provoca diversos transtornos aos teresinenses (Foto: Raissa Morais)

Leia Mais

Na ação cautelar, o Setut pedia que a Justiça do Trabalho determinasse a circulação de 100% da frota nos horários de pico, o que não foi possível de ser atendido pela desembargadora, que alegou que conflitaria com o 'direito de greve'.

"Contudo, é necessário pontuar que a garantia de 100% da frota nos horários de pico, assim como pleiteia o autor, não se mostra viável, já que haveria o risco de esvaziamento total do direito de greve. Nesse caso, entende-se razoável assegurar à população o percentual de 80% para os honorários de pico, e 60% para os horários de entrepico, já que essas porcentagens podem garantir o equilíbrio entre o eventual exercício da paralisação e o resguardo a uma quantidade mínima de ônibus que atenda à população, até porque, conforme os meios de comunicação apontam, o quadro do número de ônibus em Teresina está em situação caótica", sinaliza na decisão.

Ademais, Liana Chaib aponta as sanções em caso de descumprimento da determinação, dentre as quais está o estabelecimento de multa diária na ordem de R$ 50 mil.

Entenda a greve

Motoristas e cobradores de ônibus iniciaram nesta segunda-feira, 21 de março, uma nova greve no sistema do transporte público de Teresina. 100% da frota está parada e a greve segue por tempo indeterminado.

Em entrevista, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Antônio Cardoso, pediu desculpas para a população e declarou que a categoria vive em uma situação de desespero. 

“Primeiro a gente gostaria de pedir desculpas para a população de Teresina, a gente lamenta muito, sabemos da dificuldade que o povo piauiense tem para se locomover por conta dessa logística do transporte coletivo, não é de agora. Nós estamos sem reajuste salarial desde 2019, quando foi 2020, no ano da pandemia, nós perdemos o ticket e o plano de saúde e algumas empresas cumprem o que está na CLT com relação a 2019 e outras nem isso. O trabalhador sai de casa dizendo para a esposa que vai trabalhar quando chega no final do mês tem o salário de R$ 800, não da para sobreviver com uma inflação altíssima e um salário desses. Não é o que a gente queria, mas é 100% da frota parada por tempo indeterminado, a gente pede o apoio da população, é uma situação de desespero”, declarou.

População sofre com a greve (Foto: Raissa Morais)

Antônio Cardoso informou que as exigências dos motoristas e cobradores são a assinatura da convenção coletiva pelos empresários ligados ao transporte público, que se encontra a três anos sem firmação, com retorno de benefícios como o ticket alimentação e o plano de saúde.

A nova greve só se encerrará caso os trabalhadores tenham algum documento através do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Trabalho (TRT). 

Posicionamento da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que cadastrou 250 veículos alternativos para atuarem durante a greve. 

A prefeitura de Teresina informa que já cadastrou 250 veículos alternativos para atuarem durante a greve do transporte coletivo na capital. A Strans informa ainda que está implantando o projeto de táxi lotação, onde 2 mil veículos devem ser cadastrados.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES