Motoristas e cobradores entram em greve por tempo indeterminado em Teresina

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários informou que a greve atinge 100% da frota.

Greve | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Motoristas e cobradores de ônibus iniciaram nesta segunda-feira, 21 de março, uma nova greve no sistema do transporte público de Teresina. 100% da frota está parada e a greve segue por tempo indeterminado.

Em entrevista, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Antônio Cardoso, pediu desculpas para a população e declarou que a categoria vive em uma situação de desespero. 

Leia Mais

“Primeiro a gente gostaria de pedir desculpas para a população de Teresina, a gente lamenta muito, sabemos da dificuldade que o povo piauiense tem para se locomover por conta dessa logística do transporte coletivo, não é de agora. Nós estamos sem reajuste salarial desde 2019, quando foi 2020, no ano da pandemia, nós perdemos o ticket e o plano de saúde e algumas empresas cumprem o que está na CLT com relação a 2019 e outras nem isso. O trabalhador sai de casa dizendo para a esposa que vai trabalhar quando chega no final do mês tem o salário de R$ 800, não da para sobreviver com uma inflação altíssima e um salário desses. Não é o que a gente queria, mas é 100% da frota parada por tempo indeterminado, a gente pede o apoio da população, é uma situação de desespero”, declarou.

Motoristas e cobradores entraram em nova greve nesta segunda-feira - Foto: Raíssa Morais

Antônio Cardoso informou que as exigências dos motoristas e cobradores são a assinatura da convenção coletiva pelos empresários ligados ao transporte público, que se encontra a três anos sem firmação, com retorno de benefícios como o ticket alimentação e o plano de saúde.

A nova greve só se encerrará caso os trabalhadores tenham algum documento através do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Trabalho (TRT). 

Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que cadastrou 250 veículos alternativos para atuarem durante a greve. 

A prefeitura de Teresina informa que já cadastrou 250 veículos alternativos para atuarem durante a greve do transporte coletivo na capital. A Strans informa ainda que está implantando o projeto de táxi lotação, onde 2 mil veículos devem ser cadastrados.

O superintendente da STRANS, Major Cláudio Pessoa está disponível para atender a imprensa em entrevista coletiva ao meio dia desta segunda-feira (21).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES