Caminhões com ajuda humanitária atravessam fronteira da Faixa de Gaza

Cerca de 100 caminhões carregados com mantimentos estavam aguardando na passagem de Rafah.

Entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza foi autorizada | MOHAMMED ABED / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autoridades palestinas permitiram, neste sábado (21) a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Cerca de 100 caminhões carregados com mantimentos estavam aguardando na passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, mas apenas 20 veículos conseguiram atravessar a fronteira antes que o corredor fosse fechado novamente. A Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém anunciou a abertura da passagem por volta das 10h, horário local. 

O governo de Israel inicialmente havia bloqueado a entrada de água, alimentos, eletricidade e combustível em Gaza, mas após pressões internacionais, incluindo um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, autorizou o envio de ajuda humanitária. Organizações de ajuda humanitária e a ONU alertaram para a situação desastrosa em Gaza, onde a falta de eletricidade, comida e água potável estava colocando a população em grave risco.

Segundo a embaixada norte-americana, a passagem de estrangeiros de Gaza para o Egito deve ser autorizada.

"Não sabemos quanto tempo a fronteira permanecerá aberta para a saída de cidadãos estrangeiros de Gaza", escreveu em comunicado, acrescentando que os cidadãos dos Estados Unidos que tentarem entrar no Egito por Rafah devem encontrar um ambiente "caótico e desordenado".

A passagem de Rafah, que liga Gaza ao Egito, é o único ponto de cruzamento que não é controlado por Israel, mas estava fortemente controlado tanto por Israel quanto pelo Egito antes do conflito. Este bloqueio total foi imposto em resposta a um ataque do grupo terrorista Hamas contra Israel, o que levou ao agravamento da situação humanitária em Gaza. 

Num comunicado recente, o gabinete de Netanyahu afirmou que “não impedirá” as entregas de alimentos, água e medicamentos, desde que os fornecimentos não cheguem ao Hamas. Contudo, não mencionou o combustível, que é essencial para abastecer os geradores dos hospitais locais.

“O combustível também é necessário para geradores hospitalares, ambulâncias e usinas de dessalinização – e instamos Israel a adicionar combustível aos suprimentos vitais autorizados a entrar em Gaza”, disse o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa.

Rafah se tornou a única esperança para quem tenta deixar Gaza, e muitos palestinos e estrangeiros, incluindo brasileiros, estão aguardando resgate lá. O Brasil enviou ajuda humanitária, incluindo purificadores de água e medicamentos, para a região. Atualmente, uma grande quantidade de ajuda humanitária está se acumulando do lado egípcio da fronteira, aguardando a oportunidade de entrar em Gaza e atender às necessidades da população.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES