Israel diz que 'não bloqueará a entrada de ajuda humanitária' do Egito em Gaza

Israel instituiu um cerco completo a Gaza, cortando o acesso a alimentos, água, eletricidade e combustível para os 2,3 milhões de habitantes da faixa.

Israel diz que 'não bloqueará a entrada de ajuda humanitária' do Egito em Gaza | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de Israel afirmou nesta quarta-feira (18) que não bloqueará a entrada de ajuda humanitária do Egito na sitiada Faixa de Gaza. A decisão se deu após a pressão de seus aliados internacionais para que o auxílio chegue aos civis palestinos no território.

"À luz da exigência do presidente Biden, Israel não impedirá o fornecimento de ajuda humanitária do Egito, desde que se trate apenas de alimentos, água e medicamentos para a população civil no sul da Faixa de Gaza", diz o comunicado, divulgado durante a visita do presidente dos EUA, Joe Biden.

Israel instituiu um cerco cortando o acesso a alimentos, água, eletricidade e combustível | FOTO: Mahmud Hams/AFP

A decisão segue a crescente pressão internacional, inclusive dos Estados Unidos, pedindo que a assistência humanitária entre em Gaza, onde centenas de milhares de residentes foram deslocados em meio a constantes ataques aéreos israelenses.

Os Estados Unidos apoiaram firmemente Israel, com o presidente Joe Biden se reunindo com Netanyahu nesta quarta-feira (18) em um sinal de solidariedade enquanto a nação sofre com o ataque do Hamas.

Biden se reúne com Netanyahu já em Israel um dia após ataque a hospital | FOTO: Miriam Alster/via Reuters

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, diz que o deslocamento forçado de palestinos por Israel "não pode ser implementado”. No comunicado, o governo israelense reforça que não permitirá a entrada de suprimentos a Gaza a partir de seu território.

"Israel não permitirá nenhuma ajuda humanitária de seu território para a Faixa de Gaza enquanto nossos reféns não forem devolvidos", diz a nota.

Leia Mais

Israel instituiu um cerco completo a Gaza, cortando o acesso a alimentos, água, eletricidade e combustível para os 2,3 milhões de habitantes da faixa. A ajuda começará a entrar em Gaza pela passagem de Rafah, que, segundo o Egito, foi danificada pelos ataques aéreos israelenses. No entanto, ainda não está esclarecido quando dará início.

MORTES

Desde quando iniciou os conflitos entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro, cerca de 5 mil pessoas foram mortas. Segundo o governo israelense, cerca de 4.475 pessoas também ficaram feridas e quase 200 foram levadas em cativeiro pelo Hamas.

Israel respondeu com o bombardeio mais devastador sobre Gaza na história do conflito, e as autoridades palestinas informaram que cerca de 3.478 pessoas foram mortas e mais de 12 mil ficaram feridas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES