'Cenário de guerra', afirma ministro sobre a passagem de ciclone no RS

O governo federal reconheceu nesta quinta-feira (7) o estado de calamidade pública em 79 municípios castigados pelas chuvas

'Cenário de guerra', afirma ministro sobre a passagem de ciclone no RS | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, descreveu a situação no Rio Grande do Sul como um "cenário de guerra" nesta sexta-feira (8), após a passagem de um ciclone que resultou em 41 mortes no estado. Apesar da forte chuva que atingiu a região na noite de terça-feira (7), o ministro relatou que não houve registros de "grandes problemas". Durante uma entrevista à Globonews, Waldez informou que o acumulado de chuva alcançou 100 milímetros. 

Graças a Deus não tivemos maiores problemas na noite de ontem em relação a esse temporal, mas o acumulado [de chuva] nos últimos dias é realmente desafiador, é um cenário de guerra. O governo federal reconheceu nesta quinta-feira (7) o estado de calamidade pública em 79 municípios castigados pelas chuvas no estado. Com o reconhecimento, os municípios já podem solicitar repasses para atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de moradias e infraestruturas destruídas pelo desastre.

O ministro expressou sua intenção de coordenar com o governo do Rio Grande do Sul para elaborar um plano abrangente de reconstrução de residências. Ele destacou a eficiência de centralizar esse plano em vez de receber 79 planos individuais de cada cidade afetada. Nesse sentido, ele mencionou que o governo estadual reunirá todas as informações e apresentará um plano único, com a garantia de 100% dos recursos necessários. Além disso, o ministro também mencionou a importância de reconstruir escolas e postos de saúde em caso de eventuais danos.

Waldez visitou o estado ontem e disse que deve retornar amanhã ou no domingo com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB). O presidente Lula (PT) embarcou ontem rumo à Índia para participar da Cúpula do G20. Segundo o ministro, a ordem do petista é que o governo faça o necessário para "amenizar o sofrimento" da população gaúcha. 

O ministro disse ainda que o governo tem "aprimorado" o debate sobre as mudanças climáticas. Ele citou uma possível mudança na legislação reconhecendo situação de emergência climática permanente aos municípios que por uma década têm vivido situações como estas.

(Com informações da Folhapress/UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES