Centro de Operações de Emergência vai monitorar casos de dengue no Piauí

O Ministério da Saúde instalou, nesta quinta-feira (1º), um Centro de Operações de Emergência - COE Dengue

No Piauí, foram relatados 318 casos prováveis de dengue este ano. | Ministério da Saúde
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (1º), o Ministério da Saúde estabeleceu o Centro de Operações de Emergência (COE) Dengue como parte dos esforços para enfrentar o aumento de casos de dengue no Brasil. A ministra Nísia Trindade anunciou a criação durante a abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em Brasília (DF), destacando a colaboração coordenada com estados e municípios. Essa iniciativa visa facilitar uma análise rápida dos dados para embasar decisões e ações eficazes contra a doença.

"A mensagem é de mobilização nacional, de união de esforços com estados e municípios. De um Brasil unido contra a dengue. Nós estamos, desde novembro, com uma série de ações para monitorar o avanço da doença. Temos o SUS, com toda sua capilaridade, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. É um movimento de governo, mas também precisamos do apoio da sociedade”, frisou a ministra.

Essa declaração reforça as atividades preparatórias coordenadas pelo Ministério da Saúde para lidar com a temporada de dengue em 2024. Desde o ano anterior, o governo federal está vigilante em relação às arboviroses no país, convocando a sociedade e promovendo a conscientização sobre medidas preventivas em todo o território nacional.

Até o momento em 2024, o Brasil já registrou 243.721 casos prováveis de dengue, com 52.069 casos na primeira semana epidemiológica (31/12 a 6/1), 63.995 na segunda semana (7 a 13/1), 79.872 na terceira semana (14 a 20/1) e 47.785 na quarta semana (21 a 27/1), conforme dados do painel do Ministério da Saúde. No Piauí, foram relatados 318 casos prováveis de dengue este ano.

Com o COE em operação, o Ministério da Saúde intensificará a vigilância da situação, especialmente em relação à dengue, para orientar as ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e de controle de vetores. O planejamento e a execução coordenada das ações serão realizados em colaboração com estados e municípios, bem como entre diferentes ministérios.

O Aedes aegypti utiliza uma variedade de recipientes para depositar seus ovos, incluindo garrafas, latas, vasos de plantas e pneus. O trabalho dos Agentes de Combate às Endemias é crucial nesse combate, sendo que no Piauí, 1.930 agentes estão empenhados na luta contra a dengue.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES