Cerapió e Piocerá completam 35 anos de muita história e aventura

Uma história construída pela Rota das Emoções revela o Piauí de aventuras indo e voltando para o Ceará

Provas disputadas por profissionais de vários estados | João Dijorge
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rota das Emoções, consolidada com o Rally Piocerá/Cerapió, completa 35 anos de história. O evento nasceu da vontade de fazer algo diferente na região com paisagens incríveis. Mais do que andar pelas entranhas do Nordeste, a competição off-road busca testar os limites humanos através das máquinas, com muita poeira, terra e lama.

A história começou, de fato, ainda nos anos 80, a partir de uma conversa entre Ehrlich Cordão e o cearense Galdino Gabriel. A ideia era criar o Enduro da Integração, no intuito de unir os pilotos dos dois estados pioneiros na prática de enduro de regularidade na região Norte e Nordeste do país. Esta edição teve a organização e realização de Ehrlich Cordão, Galdino Gabriel e o cearense Franz George.

Evento se consolidou no Nordeste em participação e organização - João Dijorge

Amor e dedicação

São mais de três décadas de muita aventura, de muito trabalho, amor e dedicação a uma prova que acontece no nordeste brasileiro e que hoje é considerada pela imprensa especializada, por pilotos e equipes, como uma das maiores provas de off road do Brasil. Um orgulho para os estados vizinhos, Piauí e Ceará.

Para Ehrlich Cordão, o Piocerá/Cerapió afirma que os 35 anos foram inesquecíveis. 

"O melhor de tudo isso foram as grandes amizades. O grande momento, para mim, foi em 2012, quando fiz 25 anos. Além da edição de 1993, que foi bem técnica. Tivemos participação de moto de 1987 até 1997, quando entraram os carros 4x2 e 4x4. Em 2001, entrou os quadriciclos e em 2006 as bikes, dando um up legal ao evento", revela.

A prova de motos é uma das mais concorridas - Divulgação

Excelência

O evento é conhecido pela excelência. "O Piocerá sempre é um sucesso porque respeitamos participantes, colaboradores e patrocinadores. A gente entrega tudo que o que prometemos e fazemos tudo pensando nos nossos atletas. Queremos fazer com profissionalismo e respeito para quem participa", aponta Cordão.

A maior prova de regularidade da América Latina

 O Piocerá/Cerapió é um evento consagrado nacionalmente como a maior prova de regularidade da América Latina. "É uma prova que é o único rally de bike do mundo na modalidade staid race, com quatro dias de desafios com as bicicletas. Reúne as mais diferentes tribos do Brasil e do exterior. Este ano, participaram 25 estados, além de gente da França e Suíça", aponta Ehrlich Cordão.

A cada edição é sempre muito disputada - Ney Evangelista

Enduro

Os planos para o futuro é tornar o enduro ainda melhor, além da nova edição do livro do Piocerá/Cerapió. Na publicação, dicas de turismo, culinária e muito entretenimento. 

"Vamos lançar a terceira edição do livro que registra nossa história. Fizemos em 2012, aos 25 anos, e em 2017, aos 30 e agora vamos aos 35. Nosso plano é levar a prova para outros lugares. Quem sabe Palmas, Brasília. Queremos levar o nome do nosso estado e da nossa região para longe", acrescenta.

O enduro agrega várias categorias - Doni Castilho

Competidores

O enduro de regularidade agrega carros, motos, bicicletas, quadriciclo e UTV.

 "Além da categoria do moto turismo, que anda pelo asfalto. Também tem a categoria expedição, sem competir, com um guia na frente e toda a segurança. Você vai com a família e aproveita os banhos nas lagoas", afirma.

Os competidores dos carros, quadriciclos e UTVs percorreram 840 quilômetros na 35ª edição do Rally Cerapió, em 2022. Partindo de Caucaia (CE), a prova passou por Jijoca de Jericoacoara (CE), Ubajara (CE) e encerrou antecipadamente em Luís Correia (PI), no dia 26 de janeiro. Encarando dunas, serra, areia e lama, a prova exigiu muita técnica dos pilotos durante os dias de competição. A prova valeu pela abertura do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES