Cerca de 170 famílias ficaram desabrigadas após chuvas em Teresina

As famílias foram removidas e conduzidas para escolas da rede municipal, casa de parentes e outras residências, através do programa “Cidade Acolhedora”.

k | k
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 170 famílias ficaram desabrigadas após as intensas chuvas registradas em Teresina nos últimos dias. O bairro mais atingido foi o Mafrense, na zona Norte de Teresina. A informação foi repassada ao Meionorte.com nesta segunda-feira (03) pelo secretário de Defesa Civil municipal, Carlos Ribeiro, que acompanha a situação das áreas alagadiças na capital. 

As famílias foram removidas e conduzidas para escolas da rede municipal, casa de parentes e outras residências, através do programa “Cidade Solidária”, que beneficia pessoas sem moradia ou em situação de risco, por meio Secretaria de Assistência Social (Semcaspi). Famílias da região do bairro São Joaquim, Satélite e Parque Brasil também foram atingidas. 

“Eram em torno de 120 famílias, mas daqui para a tarde esse número deve chegar a 160, 170. Nós já retiramos e colocamos em colégios da prefeitura e casa de parentes e amigos, que receberão o valor de R$ 300 para se manter nesses 30 dias. Eles vão se cadastrar para o benefício ser liberado”, pontou o secretário. 

Na manhã de hoje (03), a Semdef realizou a remoção de 15 famílias que residem em área de risco na Vila Apolônia, região do bairro São Joaquim, zona Norte da capital. “Recebemos a solicitação, através do número emergencial 199, e logo enviamos uma equipe de bombeiros civis para o local para atender prontamente essas famílias”, afirma o secretário.

As famílias foram removidas para a Escola Municipal Antonio Dilson Fernandes onde receberão equipes da Prefeitura para melhor assistência. Carlos Ribeiro destacou ainda que muitas famílias ainda resistem em permanecer em áreas de risco, apesar do trabalho de conscientização da Defesa Civil.

Cerca de 170 famílias ficaram desabrigadas após chuvas em Teresina (Foto: Divulgação)

“Desde quando começou a chover em Uruçuí, nós começamos a orientar as famílias, conversamos, mas algumas pessoas insistem em ficar. Só saem quando a água já está na porta. Enquanto a água não chega em suas casas elas não saem. Mandamos pessoas de casa em casa, falamos em rádios, mas alguns ainda resistem”, explica. 

Piauí atinge alerta vermelho para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) colocou o Piauí em alerta vermelho para chuvas entre 30 e 60 mm/h e 100 mm por dia, com ventos intensos, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas

Segundo o meteorologista Werton Costa, pela primeira vez, o Piauí atinge alerta vermelho para chuvas intensas. Conforme o especialista, é um mapa de alerta de chuvas intensas que vão atingir os estados do Maranhão, Pará e uma pequena parte do Piauí, que faz fronteiras com o Maranhão. “O restante do Piauí está em alerta laranja”, disse, enfatizando que o alerta do INMET é para prevenir as autoridades e a população para o risco.

Rio Parnaíba segue na cota de atenção em Teresina

Na manhã desta segunda-feira, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) divulgou um boletim onde informa que em Floriano, no Sul do Piauí, a cota atual do rio Parnaíba é de 7,10m, portando ainda acima da cota de alerta definida em 6,80m, sendo previsto que o nível continue em pequena redução para valores em torno de 7,02 m nas próximas 8h.  

Ainda segundo o boletim, a cota de inundação é definida em 8,98m, indicando que, no momento, não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

Teresina e Timon

Em Teresina e Timon, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,23m (43 cm acima da cota de atenção de 4,80m), sendo prevista uma estabilização do nível em torno da cota de 5,19m nas próximas 8h, continuando abaixo da cota de alerta (5,50 m).

Emergência

Em situações emergenciais ou em casos de dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil ou para telefone fixo (86) 3223-7366. O atendimento via telefone é 24 horas, todos os dias da semana.

-  Jovem que morreu após ter carro arrastado em Teresina era chef de cozinha

-  Prefeito Dr. Pessoa decreta situação de emergência devido à chuva em THE

-  Rio Parnaíba atinge suas maiores cotas em Teresina e Floriano em 2 anos

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES