Chuvas durante B-R-O-Bró devem continuar em Teresina, diz climatologista

Essas chuvas vão ocorrer esporadicamente ao longo de todo o b-r-o-bró , até que a estação chuvosa se normalize a partir da segunda quinzena de dezembro

chuva | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas que estão ocorrendo em Teresina são mais comuns do que se imagina. De acordo com o climatologista Werton Costa, os principais órgãos de monitoramento do tempo já previam chuvas para os últimos meses do ano, período em que a temperatura se eleva em todo Piauí.

“Chuvas extemporâneas, chuvas de b-r-o-bró, ou chuvas de pré-estação como são conhecidas são muito comuns, inclusive, a previsão de consenso estabelecida pelo Instituto Nacional de Meteorologia - INMET e pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE, já apontava para o trimestre setembro, outubro e novembro essa possibilidade, inclusive, com chuvas acima da média, declarou.

Segundo Werton Costa, essas chuvas devem continuar ocorrendo esporadicamente ao longo de todo o b-r-o-bró , até que a estação chuvosa se normalize a partir da segunda quinzena de dezembro. 

O especialista esclarece ainda que a capital piauiense está com uma condição térmica majorada, ou seja, temperaturas muito elevadas. “O oceano atlântico está bastante quente com um corredor de umidade que tende a formar chuvas isoladas, as famosas pancadas, que tendem ser chuvas localizadas, de pequeno volume, geralmente acompanhada de descargas elétricas e rajadas de ventos”, avalia.

Vale ressaltar que os meses de setembro, outubro e novembro são os mais quentes do ano em Teresina, e na maior parte do Piauí, porque ainda temos pouca chuva nestes meses. A falta de nebulosidade e de chuva mais fortes permitem que o sol fique forte por muitas horas e que o ar esquente muito.

Teresina tem registrado pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia - Foto: Waldelúcio Barbosa/Portal MN

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES