Chuvas intensas são previstas para todo o Piauí neste fim de semana

O estado tem registrado, nos últimos dias, volumes intensos de chuva e deve continuar assim pelo menos até a próxima semana.

Alertass de chuvas do INMET | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua induzindo chuva de maiores acumulados no Norte e Centro-Norte do Piauí. O estado tem registrado, nos últimos dias, volumes intensos de chuva e deve continuar assim pelo menos até a próxima semana. 

Entre este sábado (25) e domingo (26) são esperados volumes entre 20 e 30 mm/h, principalmente nas regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste, podendo alcançar volumes de até 60 mm/h na parte Norte do estado. É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que emitiu dois avisos para chuvas intensas que cobrem todo o território piauiense.

INMET emitiu dois alertas para chuvas intensas que cobrem todo o Piauí

Em municípios como Ilha Grande, Esperantina, Castelo do Piauí e Teresina são previstos volumes de chuva de até 100 mm em 24 horas, conforme alerta o INMET. O aviso de perigo é válido até as 10h deste domingo (26), quando a situação climática é reavaliada e é emitido novo alerta, caso necessário.

Nesses municípios, o INMET alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, pois além de chuvas intensas são previstos ventos que podem atingir velocidade de até 100 km/h.

Já em municípios como Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato e Uruçuí são esperados volumes de até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o INMET observa para as seguintes medidas:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES