Cidade em MG tem dia mais quente da história do país e supera Bom Jesus no Piauí

Município que fica no Vale do Jequitinhonha registrou o dia mais quente em quase 18 anos

44,8°C: cidade em Minas Gerais tem o dia mais quente da história do Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Araçuaí (MG), situado a 678 km de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, alcançou o título de local mais quente do Brasil, conforme indicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No domingo (19), a cidade registrou uma temperatura impressionante de 44,8°C.

Esse novo recorde superou o anterior estabelecido em 21 de novembro de 2005, em Bom Jesus (PI), localizado a 632 km ao sul de Teresina, quando a máxima atingiu 44,7°C. A oitava onda de calor, que persistiu no Brasil desde 8 de novembro, finalmente dissipou durante o fim de semana, após provocar elevadas temperaturas no interior do país.

PREVISÃO DO TEMPO

Depois do declínio nas temperaturas registrado no domingo (19), está previsto o retorno do calor à cidade de São Paulo já na terça-feira (21). No feriado do Dia da Consciência Negra, segunda-feira (20), a temperatura máxima não deverá exceder os 23°C na capital, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na terça-feira, o clima esquenta, atingindo os 30°C, e na quarta-feira (22), a previsão é de uma máxima de 32°C. 

Apesar da diminuição da intensidade da chuva com o afastamento da frente fria que causou transtornos durante o fim de semana, novas pancadas podem ocorrer até terça-feira. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo informa que a chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade, favorecendo chuvas isoladas e de curta duração na capital.

Conforme a Climatempo, na quinta a máxima pode chegar a 34°C na capital paulista. Para sexta (24), porém, está prevista uma queda brusca de temperatura, e os termômetros não devem passar de 27°C. O próximo fim de semana tende a ser marcado por nova virada no tempo na cidade, com mínima de 17°C no domingo (26), diz a Climatempo. Também há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

No Rio de Janeiro, que experimentou dois recordes de calor do ano em um único dia, atingindo 42,5°C no sábado (18), os termômetros não ultrapassaram os 28°C no domingo (19). Essa condição deverá persistir no início desta semana, com a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas. O calor começará a retornar na terça-feira. Segundo a Climatempo, o Sul do país enfrentará novos temporais a partir de terça-feira. Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul registrou três mortes em decorrência das chuvas. Na quarta-feira (22), toda a região entrará em alerta, com previsão de tempestades no Paraná e possibilidade de granizo nos três estados.

Em Minas Gerais e em parte do Centro-Oeste as temperaturas devem sofrer queda nesta segunda, com temporais isolados. A frente fria não será capaz de resfriar e aumentar muito o volume de chuvas no Nordeste e no Norte do país, que devem ter temperaturas na casa dos 30°C.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES