Cinco capitais terão queda de mais de 10ºC na temperatura; veja quais

Onda de calor que atinge 16 estados do Brasil com temperaturas acima de 40°C, finaliza nesta sexta-feira (17).

Cinco capitais terão queda de mais de 10ºC na temperatura. | Raychel Sanner na Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a finalização da onda de calor que atinge 16 estados do Brasil com temperaturas acima de 40°C nesta sexta-feira  (17), de acordo com o  Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é que a temperatura caia nesta segunda-feira (20), cerca de 10ºC em ao menos cinco capitais.

Conforme o INMET, as capitais que terão a grande mudança de tempo, com expectativas de pancadas de chuva e trovoadas isoladas são:  São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS). Na capital paulista, a partir de domingo (19) a previsão fica em 26°C. Já na segunda-feira (20), fica entre 23°C e 19ºC, com chances de pancadas de chuva isoladas.

Na cidade do Rio de Janeiro não é diferente! Após registrar 41°C nesta sexta-feira, a temperatura despenca e pode chegar até os 28°C, com previsão de céu nublado para segunda-feira (20). Em Belo Horizonte a situação é semelhante, já que a semana irá começar com máxima de 28°C e mínima de 20°C, com pancadas de chuvas e trovoadas.

Ainda segundo o órgão, Curitiba e Campo Grande devem ter queda na temperatura de 11ºC e 10ºC, respectivamente, com o tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

GRANIZO: PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA 

Além disso, o instituto informou que a partir desta sexta-feira (17), o calor forte, combinado com o aumento do teor de umidade ao longo da atmosfera e ao padrão dos ventos em altos níveis, vai potencializar a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo em São Paulo, Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

No sábado (18), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, a chance de temporais, com rajadas de vento, podendo variar entre 80 km/h e 100 km/h, e queda de granizo dever atingir o sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. 

De acordo com o INMET, no domingo (19), os temporais podem se espalhar pela área central do País devido ao aumento na convergência de umidade pelo continente (organizando um canal de umidade), padrão que, aliado a atmosfera fortemente quente, úmida e instável, mantém o cenário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES