Colatina em caos: Tempestade com ventos de 100 km/h provoca destruição

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, indicando perigo potencial de tempestades, válido para todo o Estado até as 10h deste sábado (16).

Fotes ventos e chuva deixaram rastro de destruição em Colatina | Wando Fagundes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Noroeste do Espírito Santo, o município de Colatina enfrentou um dia de caos na sexta-feira (15), devido a uma tempestade com chuva e ventos de 100km/h. Isso resultou no destelhamento de casas, quedas de muros e postes, além de causar sérios prejuízos para os moradores locais. Relatos dos residentes indicam que durante a madrugada, houve até o som de vidros quebrando e portões caindo.

Segundo informações, essa devastação foi desencadeada por um fenômeno chamado "downburst" ou "microexplosão". De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a passagem de uma frente fria pelo oceano contribuiu para o desenvolvimento da tempestade, que também afetou o município de Marilândia, na mesma região.

Ventos fortíssimos de 100 km/h foram registrados durante a tempestade, conforme informações da Defesa Civil municipal, que também observou que, em um curto período de 15 minutos, a cidade acumulou 15 milímetros de chuva.

Depois do pico da tempestade na parte da manhã, a Prefeitura de Colatina tomou a decisão de interditar sete imóveis danificados pela chuva, e esse número aumentou para nove ao longo do dia, resultando em 26 pessoas desalojadas. Entre essas famílias, cinco foram acomodadas em um hotel, três receberam orientações para se abrigar na casa de parentes, e uma família foi encaminhada para receber auxílio de aluguel social.

O bairro mais afetado  pela tempestade foi São Silvano, onde equipes da prefeitura e do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear) realizaram esforços de assistência durante todo o dia. Como resultado dos danos causados pela chuva,  seis escolas da rede municipal suspenderam as aulas, enquanto outras duas funcionaram com horário reduzido. Um prefeitura prevê a reposição dessas aulas posteriormente, sem impacto no cronograma das escolas da rede estadual.

Leia Mais

O governador Renato Casagrande expressou sua preocupação com a situação por meio das redes sociais, informando que entrou em contato com o prefeito Guerino Balestrassi e ofereceu a assistência do governo estadual para ajudar o município.

Além dos danos às estruturas e vias interditadas, a ventania forte também afetou o fornecimento de energia elétrica em 90% dos bairros da cidade. Isso foi relatado pela empresa Luz e Força Santa Maria, responsável pelo serviço na região. A empresa explicou que, em apenas uma hora de tempestade, Colatina enfrentou um "Dia Crítico", quando o número de emergências em um conjunto específico de unidades consumidoras excede quatro vezes a média diária usual.

Devido à frente fria estacionada na região Sudeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, indicando perigo potencial de tempestades, válido para todo o Estado até as 10h deste sábado (16). A previsão inclui chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e a possibilidade de queda de granizo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES