Corpo de Firmino Filho sai em cortejo pelas ruas de Teresina

Serão realizadas duas missas e o sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério Recanto da Saudade.

Velório | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cortejo do ex-prefeito Firmino Filho, que morreu na na tarde de terça-feira, 06 de abril, continua pelas ruas de Teresina. Centenas de populares acompanham de bicicletas, motos, carros e prestam suas últimas homenagens ao gestor que tanto marcou na cidade. 

Muita emoção toma conta da cidade onde moradores de diferentes bairros usam balões brancos para esperar a passagem do caminhão do Corpo de Bombeiros. A Rede MN faz transmissão do cortejo de Firmino Filho. Serão realizadas ainda duas missas e o sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério Recanto da Saudade.

Cortejo do ex-prefeito continua pelas ruas de Teresina - Foto: Raíssa Morais

Atualizado às 10h22

O cortejo com o corpo do ex-prefeito Firmino Filho chegou na frente do Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina, onde vários servidores esperavam para prestar suas últimas homenagens em um dos momentos mais emocionantes até agora. A Rede Meio Norte faz transmissão do cortejo de Firmino Filho.

A deputada Lucy Soares, viúva do ex-prefeito Firmino Filho, bastante abalada, falou com a imprensa. “É um momento só de silêncio, é uma homenagem muito linda mas não vai trazer ele de volta. Eu só quero agradecer toda a população teresinense, Teresina foi sempre muito gentil com Firmino, ele vai continuar sendo o eterno prefeito. Teresina continua em frente, firme e forte, vamos continuar com o legado dele”, disse.

Deputada Lucy Soares e viúva de Firmino Filho falou com a imprensa bastante emocionada - Foto: Raíssa Morais

O senador Ciro Nogueira chegou junto com o cortejo na Prefeitura de Teresina e visivelmente emocionado, falou poucas palavras: "É um dia muito difícil, vai ser difícil aceitar isso".

A prefeitura entregou duas coroas de flores para o gestor. Uma delas pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa e outra entregue pelas servidoras mais antigas do prédio, Francisca Maria dos Santos, auxiliar de serviços gerais e Marilda Figueiredo.

Últimas homenagens para Firmino Filho na frente da Prefeitura de Teresina - Foto: Raíssa Morais

Últimas homenagens para Firmino Filho na Prefeitura de Teresina - Foto: Raíssa Morais

"Tudo isso é uma imensa tristeza, o que repercute em Teresina é a exata dimensão do tamanho dessa tristeza. Firmino dedicou a vida, colocou a serviço de Teresina todos os seus conhecimentos durante 30 anos, é muita tristeza. Ele deixa o legado de que trabalhar vale a pena, ser serio e honesto vale a pena", declara Adolfo Nunes.

"Ele era excelente, era um bom profissional, valorizava as pessoas, sempre trabalhei no gabinete de fianças e continuei com ele o tempo todo. É difícil", afirmou bastante emocionada Marilda Figueiredo, servidora da prefeitura há 30 anos.

Servidoras da Prefeitura de Teresina mais antigas foram escolhidas para entregar coroa de flores para Firmino  - Foto: Raíssa Morais

O vereador Edson Melo (PSDB) que também espera a chegada do cortejo de Firmino Filho na frente da Prefeitura de Teresina afirmou que o ex-gestor estava muito preocupado com a pandemia nos últimos dias. “Ele sempre se portou com aquele seu jeito tranquilo, calmo, sereno, introvertido, sem característica de político, mas se destacou pela sua capacidade de ouvir e sua inteligência fora do comum. Hoje em dia a nossa cidade é toda criada pela cabeça do Firmino. Nossos últimos contatos não estão recentes, tive pessoalmente com ele há 30 dias, mas duas, três vezes na semana mantinha contato por telefone, ele era de falar pouco, preferia ouvir mais. Ele sempre foi muito reservado e agora nos últimos dias achei mais calado, pensativo, eu o provocava muito com relação ao futuro, ele pedia calma, Ultimamente ele estava muito preocupado com relação a pandemia, estava incomodado, a cabeça dele estava muito perturbada com a Covid, sentia que ele estava um pouco mais triste, ficava acompanhando as mortes da pandemia, até tentávamos mudar de assunto, mas ele estava focado nisso”, declarou.

Servidores da Prefeitura de Teresina prestam últimas homenages para Firmino Filho - Foto: Raíssa Morais

Servidores da Prefeitura de Teresina prestam últimas homenagens para Firmino Filho - Foto: Raíssa Morais

Admiradores de Firmino Filho preparam cartazes em última homenagem na Prefeitura de Teresina - Foto: Raíssa Morais

Atualizado às 08h10

Corpo do ex-prefeito Firmino Filho sai em cortejo pelas ruas de Teresina

O corpo do ex-prefeito Firmino Filho está em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros para o cortejo em algumas zonas de Teresina. A Polícia Militar está presente para realizar a escolta já que muitos populares querem acompanhar o cortejo para prestar as últimas homenagens ao ex-gestor. A saída de Firmino da funerária foi marcada por muita emoção e aplausos. Agentes da Strans ajudam a controlar o trânsito. 

A deputada Lucy Soares e os filhos acompanham o cortejo no veículo que se encontra atrás do Corpo de Bombeiros. A família chora muito dentro do carro. Funcionários da Fundação Municipal de Saúde ficaram na porta do prédio com flores e balões brancos para prestarem suas últimas homenagens a Firmino que durante muito tempo foi um grande líder.

Firmino Filho passará pela Avenida Frei Serafim, avenida Marechal Castelo Branco, Praça do Poty Velho, avenida Minitro Sérgio Mota (Santa Maria da Codipi), Prefeitura de Teresina, rua Félix Pacheco, avenida Luís Pires (Saci), avenida Principal do Dirceu, Zequinha Freire. Serão realizadas duas missas e o sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério Recanto da Saudade.

Corpo do ex-prefeito Firmino Filho saí em cortejo pelas ruas de Teresina - Foto: Raíssa Morais

Corpo do ex-prefeito Firmino Filho é velado em Teresina

Na manhã desta quarta-feira, 07 de abril, o corpo do ex-prefeito Firmino Filho, que morreu na tarde de terça-feira (06), na zona Leste de Teresina, está sendo velado na Funerária Lótus, na Avenida Miguel Rosa, em um momento privado apenas para familiares e amigos mais próximos.

O vereador Venâncio Cardoso (PP) prestou suas últimas homenagens ao amigo. "O prefeito Firmino Filho vai deixar uma saudade imensa em todos os teresinenses, particularmente em mim também, eu tive uma vivência e me tornei muito proximo dele. Minha mãe é do PT, eu fui para a base do Firmino, ele me acolheu, me chamou para ser secretário da gestão dele, tenho um respeito e uma admiração muito grande por ele. É um grande líder que vai deixar uma saudade muito grande no coração dos teresinenses", lamentou.

Teresinenses prestam suas últimas homenagens ao ex-prefeito Firmino Filho - Foto: Raíssa Morais

O Coronel Jhon Feitosa, amigo do ex-prefeito Firmino Filho desde a década de 1990 e trabalhava diretamente com ele, afirmou que Teresina agora fica orfã. "Ontem nós passamos a viver um grande pesadelo, algo totalmente inesperado. Tenho a exemplo do ex-prefeito o fato que nós estudamos no Colégio Diocesano e fui muito surpreendido quando recebi a possibilidade desse episódio e mesmo após a confirmação a gente fica sem querer acreditar. A cidade de Teresina fica órfã, perde aquele que teve o maior zelo por todos os teresinenses e eu acredito que demorará muito para a cidade conseguir reeditar um líder, um político da envergadura do prefeito. Inteligente, sabedor da administração pública, determinado e que infelizmente nos deixou”, afirmou.

O vereador Evandro Hidd (PDT) declarou em entrevista que Teresina perdeu uma grande referência. "É uma perda inestimável, não só para mim, para a família, para toda a cidade, Teresina perdeu hoje um grande nome, uma referência, o melhor gestor que já passou nessa cidade, Teresina teve um prefeito por quatro vezes que foi campeão por todas as áreas que colocou Teresina em um cenário nacional, como a primeira educação do país, a gente está sem acreditar, seja feita a vontade de Deus, mas vamos continuar essa caminhada, essa história que tanto transformou a cidade. A gente conversou na semana passada, tínhamos uma relação muito boa", afirmou.

Muita emoção dos teresinenses marca o velório do ex-prefeito Firmino Filho - Foto: Raíssa Morais

O ex-presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Luiz Carlos Martins, amigo do ex-prefeito e trabalhou junto com ele na última administração, declarou que a cidade está em choque e abalada.

"Indiscutivelmente a nossa cidade está triste, chocada com esse acontecimento. Firmino é a cara de Teresina, tive o privilégio de trabalhar diretamente com ele por quatro anos como Presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Firmino era focado em todos os setores da cidade, presente, preocupado, ele foi uma pessoa extremamente cuidadosa, responsável, amorosa, muito atencioso, incentivava seus auxiliares, a gente fica muito triste a se perguntar", disse.

O ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa, também esteve presente no velório de Firmino Filho. "A nossa visão e a do Firmino eram as mesmas, não adianta enfrentar um problema aqui sem considerar o de lá, nessa pandemia mesmo o Luciano Leitoa agiu em conjunto com ele, às vezes foi criticado porque as pessoas achavam que o Luciano estava só copiando, mas estava assimilando uma realidade que era a mesma das duas cidades", declarou.  

Velório do ex-prefeito Firmino Filho acontece na Funerária Lótus de forma privada para evitar aglomerações - Foto: Raíssa Morais

Polícia Militar realiza a fiscalização no local do velório - Foto: Raíssa Morais

- Relembre a trajetória política do ex-prefeito Firmino Filho 

- W. Dias sobre morte de Firmino Filho: "Extremamente consternado"

-Firmino Filho pediu esperança em último post nas redes sociais

Dr. Pessoa decreta luto pela morte do ex-prefeito Firmino Filho 

- Políticos lamentam a morte do ex-prefeito Firmino Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES