mais

Políticos lamentam a morte do ex-prefeito Firmino Filho

Ex-prefeito Firmino Filho morreu nesta terça-feira após cair do edifício Manhattan River Center, na zona Leste de Teresina

Por Francy Teixeira e Isabel Cardoso. 

Com uma trajetória impecável na política piauiense, o ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) deixará saudades, sua  morte aos 57 anos de idade abalou todos os teresinenses e repercutiu entre os representantes das diversas legendas. 

O prefeito de Teresina Dr Pessoa (MDB) decretou luto de três dias na capital piauiense, reconheceu os relevantes serviços prestados pelo ex-prefeito à frente do poder executivo municipal, manifestando solidariedade à família enlutada; à esposa, deputada estadual Lucy Soares e aos filhos: Bárbara, Cristina e Bruno.

João Campos: '''Ele revolucionou''

Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de Firmino Filho. Prefeito de Teresina por quatro mandatos. Ele revolucionou e colocou a educação daquela capital do Nordeste brasileiro entre as melhores do país. Certamente, eu poderia falar muito sobre o seu sucesso enquanto gestor e liderança, mas quero registrar a memória afetiva que guardo dele, um recifense de coração, alguém que teve a experiência de morar em nossa cidade. O conheci como amigo do meu pai. Estudaram Economia juntos na UFPE e cultivaram uma sólida relação de amizade. Também me sinto um amigo e tive a oportunidade de conversar com Firmino Filho em algumas ocasiões, sendo uma delas em janeiro deste ano, de forma remota. Em companhia da sua esposa, Lucy, falou para mim sobre a educação e os desafios de um município. Pude aprender com ele e guardo essa lembrança com carinho. Lamento muito o ocorrido e deixo a minha solidariedade a todo povo de Teresina, familiares e amigos. Desejo muita força e fé. Espero que a crença em Deus seja instrumento para atravessar esse momento de dor. Do Recife, seguirei o bom combate e terei em Firmino uma referência sobre como a gestão pública e a política podem transformar a vida das pessoas.


Ciro Nogueira: "pessoalmente entristecido"

Abalado com o repentino e inesperado falecimento do ex-prefeito Firmino Filho, busco palavras para, primeiro, confortar sua família neste momento de dor, e, ainda, para compartilhar com os teresinenses a consternação com a morte do gestor que mais tempo e mais trabalho dedicou à nossa cidade.

Sinto-me pessoalmente entristecido pela perda de um amigo e de um aliado político que deu a mim a chance de também ser um trabalhador pela cidade de Teresina. Estamos todos um pouco órfãos com a morte de Firmino Filho, um acontecimento que nos choca, nos entristece, nos comove.


Elmano Férrer: "Uma das maiores lideranças do Estado"

O senador Elmano Férrer (PP) disse que Firmino foi uma das maiores lideranças políticas do Piauí. "Registro minha tristeza e profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito Firmino Filho, que contribuiu de forma honrosa com seu trabalho para Teresina. Que descanse em paz e que Deus console sua esposa deputada Lucy Soares e filhos. Firmino foi uma das maiores lideranças políticas do estado e o gestor que ficou mais tempo à frente da Prefeitura da capital. Ele deixa um grande legado de realizações".



Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (MDB) reconheceu toda a trajetória de dedicação do ex-prefeito ao município, ressaltando o seu desempenho ao longo de quatro mandatos no Comando do Executivo Municipal.


Firmino e Jeová  Alencar (Foto: Divulgação)Firmino e Jeová  Alencar (Foto: Divulgação)

"É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte desse grande gestor. Quero aqui estender o meu sentimento e respeito a toda a família enlutada", disse. 

O deputado estadual, Franzé Silva (PT) recorda que sua trajetória se confunde com a de Firmino Filho, ressaltando uma grande tristeza com a morte do político. 



"Chegamos praticamente juntos na PMT, eu como Auditor Fiscal recém empossado no final de 1992 e ele, Firmino Filho, como coordenador de transição das Finanças do Prefeito eleito Wall Ferraz.

Mesmo em campos políticos diferentes sempre tivemos relacionamento cordial no âmbito da PMT, como também depois nas parcerias administrativas quando fui gestor no âmbito do Governo Estadual", afirmou. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, estendeu sua mensagem de apoio à família de Firmino. Em nota, o líder do Legislativo Estadual decretou luto oficial de três dias. 



"A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, na pessoa do seu presidente, Deputado Themístocles Filho, dos demais parlamentares e servidores manifesta seu profundo pesar pelo facelimento do ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho, ao tempo em que transmite sua solidariedade à família, na pessoa de sua esposa, Deputada Estadual Lucy Soares e dos seus filhos Bárbara, Bruno e Cristina. A Assembleia Legislativa do Estado Piauí decreta luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Estadual", pontua a nota. 

Sua morte também foi lamentada pela deputada Iracema Portela (PP), que disse estar chocada com a notícia tão triste. "Assim como todos os que conheceram o ex-prefeito Firmino Filho, estou em choque com esta notícia tão triste e tão trágica. Além de um grande político, Firmino sempre foi um bom amigo, um homem apaixonado por Teresina, cheio de ideais. Vamos sempre lembrar de Firmino como um grande gestor, que modernizou e transformou nossa cidade com seu trabalho e dedicação, que tratou Teresina com amor e respeito. Esta é uma perda irreparável para o Piauí e especialmente para todos os seus amigos", disse a deputada Iracema Portela.

A deputada federal e primeira-dama Rejane Dias recebeu a notícia da morte do ex-prefeito com muito pesar. "É muito doloroso, é inexplicável a circunstância pela qual a gente não entende e somente Deus, nesse momento, pode reconfortar a toda família e amigos pelo falecimento deste grande líder, Firmino Filho. Não há como imaginar tamanha dor. É de meu mais profundo sentimento que Deus conforte a todos os familiares e amigos!", disse Rejane.

Deputada federal por São Paulo, Joice Hasselmann também lamentou a morte do ex-prefeito de Teresina e prestou solidariedade à família. "Tive a triste notícia de que o ex-prefeito de Teresina  faleceu. As informações sobre a causa ainda não estão claras. Lamento profundamente. Que Deus conforte a família. Vivemos dias tristes, pesados e de muita dor". 


Francisco Canindé: Firmino tinha como objetivo preservar vidas

Secretário de Finanças na última gestão do ex-prefeito Firmino Filho, Francisco Canindé disse que perdeu um amigo, um professor e alguém que acreditou em seu potencial de trabalho.

"O ex-prefeito Firmino Filho era um grande líder, conhecia Teresina como ninguém, conhecia as ruas da capital, as lideranças de cada região e os problemas da cidade. Sua morte é uma tristeza para Teresina. A capital piauiense perdeu um homem que amava a cidade". 

Para Canindé, o sentimento é de orfandade. Órfão de alguém que amou esta cidade e fez muitas ações para que Teresina tivesse saúde. "Na pandemia, ele tinha um objetivo preservar vida", diz Francisco Canindé.

Margarete Coelho: sem palavras para mensurar tamanha perda



A deputada federal Margarete Coelho (PP) disse que o momento é de muita tristeza no coração e disse estar sem palavras para mensurar tamanha perda.

"Não deveríamos nunca receber a notícia de que um amigo querido, jovem, cheio de planos e de vida partiu tão precocemente. Estou sem palavras para mensurar essa perda, e a dor que atinge a todos nós! Vivi inesquecíveis momentos e histórias com Firmino, um homem íntegro, de uma inteligência rara, pai de família exemplar, marido amoroso e apaixonado por Teresina. Firmino, meu amigo, seu amor por nossa cidade, cuidado e dedicação ao nosso povo nunca serão esquecidos porque em cada canto de Teresina tem muito de você. 

A deputada lamenta profundamente a perda do ex-prefeito Firmino Filho. "Meu abraço à deputada Lucy Soares e aos seus filhos e me uno em orações aos amigos e admiradores do seu legado. Muita luz, amigo. Deus esteja contigo!", disse.

Jonas Donizette: sua passagem é motivo de admiração. 

O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) usou as redes sociais para lamentar a morte de Firmino, que foi vice-líder da instituição municipalista até o ano passado. "Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do amigo Firmino Filho,  ex-prefeito de Teresina e parceiro de trabalho na FNP, com quem tive o prazer de dividir angústias, conquistas e esperanças.  Querido amigo, sua passagem pela Terra é motivo de admiração, de orgulho e fonte de inspiração. Meus sentimentos a sua esposa, seus filhos e a todos os teresinenses"


Fábio Novo: "Muita luz, Firmino!"

"Com o Firmino deputado estadual travamos bons debates na Assembleia Legislativa! Eram quentes, inteligentes e urbanos. Depois ele virou prefeito e eu secretário! Uma rua separava nossos gabinetes! Esquecemos as diferenças e trabalhamos juntos alguns projetos da cultura para Teresina. 

Um deles foi a requalificação dos prédios históricos do centro! Mesmo em campos opostos da política sempre atravessei a rua para bater um papo e falar de projetos. Firmino esteve comigo em 2017 na reinauguração do Palácio da Cultura! 

Na última campanha estivemos novamente em campos opostos! E dessa vez concorri diretamente com o seu candidato! Em dezembro, poucos dias antes de deixar a prefeitura  recebi das suas mãos a medalha Conselheiro Saraiva pelo projeto "Te Aquieta e Lê" desenvolvido na pandemia. 

Firmino era gentil, focado e um prefeito empreendedor! Concluiu em dezembro o melhor dos seus 4 mandatos. Perdemos hoje uma grande liderança! Meus sentimentos à Lucy, seus filhos e familiares!

Muita luz, Firmino!"


Governador de São Paulo, João Dória

"Recebo com muito pesar a notícia da trágica morte do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Minha solidariedade à família e seus amigos".

Átila Lira: "Um dia triste para Teresina"

O deputado federal Átila Lira (PP) , disse que esta terça-feira (06) ficará marcada como um dia triste para Teresina. "Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito Firmino Filho. Ele foi um grande gestor e um grande homem público que fez muito pela nossa capital. 

Uma perda inestimável para todos! Meus pêsames à deputada Lucy Soares, aos filhos, familiares e amigos neste momento de incalculável dor", disse. 


Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB

"Uma notícia que deixa todos em estado de choque.  Brilhante administrador, prefeito por quatro vezes de Teresina pelo PSDB, Firmino Filho era um dos mais preparados quadros da política brasileira. Era também leal e companheiro.  Perde muito o Piauí, perde muito o Brasil. Que a família tenha muita força neste momento de dor."




Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail