Crianças com problemas visuais podem sofrer depressão e ansiedade

Fala-se em mais de 19 milhões de crianças com menos de 14 anos com problema visual em todo o mundo

Estrabismo é um dos principais fatores de risco | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo estudo, problemas visuais, dentre eles, miopia e estrabismo na infância acabam aumentando a possibilidade da criança desenvolver depressão e ansiedade. O estudo publicado na revista Ophthalmology, teve a pesquisa i patrocinada pela Orbis International, entidade sem fins lucrativos em prol da prevenção das cegueiras evitáveis.

Uma das hipóteses do estudo é que crianças com problemas visuais acabam não tendo como participar  tanto de atividades físicas, apresentam problemas de aprendizagem e ter bem mais dificuldades nos contatos sociais. 

Crianças com  problemas de visão podem desenvolver depressão - reprodução internet

Autoestima

Além disso, o estrabismo, por ser mais aparente, pode submeter a criança ao bullying e prejudicar sua autoestima. A criança se sente menos confiante e pode ter a sensação de ser rejeitada pelos colegas.

O mesmo estudo apontou que as crianças que foram submetidas à cirurgia de correção do estrabismo apresentaram melhora nos sintomas da depressão e ansiedade. Outras pesquisas ao longo dos anos já haviam associado o procedimento à melhora dos aspectos psicossociais.

 Necessárias

De acordo com a Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo, o estudo é muito importante para ajudar a melhorar a compreensão da ligação entre os problemas visuais na infância com a saúde mental das crianças, área que ainda carece de mais pesquisas em sua opinião. 

 “Contudo, o mais importante é sabermos que a maioria das condições e doenças oculares podem ser resolvidas. Os erros refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia são facilmente corrigidos com óculos de grau. Já o estrabismo é tratado com a cirurgia de correção do desvio ocular, exceto quando o desalinhamento é gerado pela hipermetropia. Nesses casos, o tratamento é o uso de lentes corretivas”, reforça Dra. Marcela.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES