Curso de moda da UFPI está entre os 10 melhores do Brasil

O ranking analisou dados como avaliação do mercado e a qualidade de ensino, colocando a UFPI em nono lugar.

UFPI | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O curso de bacharel Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está entre as 10 melhores graduações em instituições públicas de moda do Brasil, de acordo com uma pesquisa do ranking universitário da Folha de São Paulo (RUF). A compilação do levantamento está disponível no site FFW.

O ranking analisou dados como avaliação do mercado e a qualidade de ensino, colocando a UFPI em nono lugar. Outras instituições que também aparecem na lista dos melhores cursos de moda são Universidade Federal do Ceará (1º), Universidade de São Paulo (2º), Universidade Estadual de Londrina (3º), Universidade Federal de Minas Gerais (4º), Universidade Estadual de Maringá (5º), Universidade Federal de Goiás (6º), Universidade do Estado de Santa Catarina (7º), Universidade Federal de Juiz de Fora (8º) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (10º).

Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, em Teresina (Foto: UFPI)

O curso de bacharel em moda foi lançado no ano de 2009 no Piauí e oferta 80 vagas distribuídas nos turnos tarde e noite no Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O acesso é feito através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo a professora Danielle Araújo, a formação em moda na UFPI é multidisciplinar. A carreira acadêmica é ministrada em quatro anos e conta com disciplinas práticas e teóricas.

Alunos do curso de moda da UFPI (Foto: divulgação)

Leia Mais

“Nós temos disciplinas práticas como fotografia, laboratório de criação, modelagens, costura, além de disciplinas teóricas que trabalham com o entendimento cultural de mercado, incluindo pesquisa de mercado, empreendedorismo, marketing e comunicação voltados para moda, psicossociologia da moda e teorias da moda e do design”, explicou a docente. 

Além de parceria em pesquisas com as engenharias da instituição e o desenvolvimento de produtos sustentáveis, a instituição incentiva o estudante a seguir na carreira acadêmica fora do país. “Hoje temos muitos egressos no mercado local e outros em Portugal fazendo mestrado e doutorado”, disse Danielle Araújo.

Fora da sala de aula

Danielle acrescenta que embora exista uma crise no setor, o mercado local segue em expansão. “Temos muitos alunos egressos trabalhando em marcas nacionais locais nas mais variadas funções. Alguns trabalham diretamente com a criação, chefiando ou fazendo parte de equipes de produção de moda”, comentou.

Evento de extensão Moda Empreende (Foto: divulgação)

A professora analisa que os alunos formados pela UFPI seguem áreas diversificadas do ramo, incluindo produção de moda e eventos de fotografia e o trabalho com visual merchandising, o VM, uma estratégia do varejo usada para valorizar o produto no ponto de venda. 

“Acredito que toda essa dinâmica do Curso gera reconhecimento. A gente quer que o aluno tenha sucesso profissional porque o sucesso dele é nosso também”, expressou Danielle Araújo.

O curso de Moda, Design e Estilismo vai além da sala de aula. No início do ano foi lançada a revista digital Contrafio para fortalecer a forma como as informações na área da moda são veiculadas em Teresina. O periódico é usado como ferramenta para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por alunos, egressos, professores e demais profissionais da área.

A instituição também promove todos os anos o evento Piauilismo Fashion Day, que apresenta as criações dos alunos egressos, e também apresenta a Semana de Estudos em Moda e Design (SEMD). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES