Defesa Civil de Maceió fala em estabilização após colapso de mina da Braskem

Órgão descartou risco de outros desabamentos, mas segue em estado de alerta, monitorando a área

Defesa Civil de Maceió fala em estabilização após colapso de mina da Braskem | Foto: Secom Alagoas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parte da mina 18 da Braskem rompeu no domingo (10), levando a Defesa Civil de Maceió a afirmar que o afundamento do solo tende a desacelerar devido ao preenchimento da cavidade com rocha e água da lagoa. O tamanho da cratera formada sob a água ainda não foi determinado.

A região já havia sido completamente evacuada desde o alerta de colapso emitido em 29 de novembro. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, declarou que o rompimento ocorreu conforme o esperado, e não há risco iminente para a população. A teoria da Defesa Civil alinha-se à opinião do professor Abel Galindo, engenheiro civil com mestrado em geotecnia pela UFPB.

Horas antes do colapso, a velocidade de movimentação do solo na área da mina 18 havia desacelerado, passando de 0,54 cm/h para 0,52 cm/h. O terreno já cedera 2,35 metros desde 30 de novembro, quando começaram as medições.

A mina, uma das 35 da Braskem na região para extração de sal-gema, mineral utilizado na produção de soda cáustica e PVC, encontra-se parcialmente sob a lagoa Mundaú. Técnicos da Defesa Civil e do Instituto do Meio Ambiente avaliam os impactos ambientais. Apesar do colapso, o alerta da Defesa Civil persiste, aconselhando que as pessoas evitem circular na área desocupada.

Desde o surgimento das primeiras rachaduras causadas pela mineração em 2019, mais de 14 mil imóveis foram evacuados em cinco bairros, afetando aproximadamente 60 mil pessoas. A empresa havia interrompido a mineração no final de 2019, iniciando um processo de fechamento das minas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES