Solo afunda mais 5,7 centímetros em 24h sobre mina da Braskem, diz Defesa Civil

A Defesa Civil relata que não é possível afirmar que o solo está se estabilizando, pois a oscilação entre aumento e desaceleração tem sido constante nos últimos dias

Afundamento do solo em mina da Braskem | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova atualização do afundamento do solo sobre a mina da Braskem foi divulgada nesta sexta-feira (8). De acordo com as informações da Defesa Civil a profundidade atinge a marca de 2,06m.  Nas últimas 24 horas a catástrofe evoluiu 5,7 cm. A velocidade registrada no último boletim foi de 0,23 cm/h. Na medição anterior, a velocidade foi de 0,21 cm/h.

A Defesa Civil relata que não é possível afirmar que o solo está se estabilizando, pois a oscilação entre aumento e desaceleração tem sido constante nos últimos dias. Por essa razão, o monitoramento permanece contínuo, 24 horas por dia. Como medida preventiva, a recomendação é que a população evite transitar na área desocupada.

(Foto: Reprodução)

Leia Mais

A mina em situação de risco é uma das 35 operadas pela Braskem na região para a extração de sal-gema, um minério utilizado na fabricação de soda cáustica e PVC. Localizada sob a lagoa Mundaú, sua eventual ruptura poderia afetar significativamente a região. A empresa assegura que "as áreas ao redor da mina permanecem isoladas".

A Defesa Civil enfatiza a importância de evitar a circulação na área da mina para garantir a segurança. Além disso, ressalta que as outras 34 minas de extração de sal-gema mantidas pela empresa na capital não apresentam risco de colapso.

(Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (7), houve suspeitas de um tremor de terra no maior complexo de escolas públicas de Alagoas, o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), próximo à mina da Braskem em risco. No entanto, a Defesa Civil de Maceió descartou essa possibilidade. O Cepa, que abriga 11 escolas estaduais, está incluído na área de risco, conforme a versão mais recente do mapa, que também amplia o monitoramento para mais duas escolas e um ginásio esportivo. Embora ainda não haja ordens de evacuação, as aulas nas escolas do Cepa continuam normalmente, enquanto estudantes e funcionários tentam manter a rotina, mesmo diante do receio.

Desde que a instabilidade no solo causada pela mineração resultou em rachaduras em edifícios e crateras nas ruas, mais de 14 mil propriedades foram desocupadas em cinco bairros da cidade. Quando o afundamento da mina 18 foi identificado e começou a ser monitorado pela Defesa Civil, famílias que residiam na região afetada pela mineração em Maceió foram ordenadas judicialmente a deixar suas casas. A Justiça Federal determinou a desocupação de 23 residências nas áreas mais próximas do Mutange, como Bom Parto e Bebedouro. A ordem, com autorização para uso de força policial em caso de resistência, atendeu a uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES