Dengue no Brasil deve superar pico de 2023 neste mês de fevereiro

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Distrito Federal é a unidade da federação com o maior número de casos prováveis

Dengue no Brasil deve superar pico de 2023 neste mês de fevereiro | Foto: Divulgação/Fiocruz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil está enfrentando um aumento alarmante nos casos prováveis de dengue, com números que ameaçam superar os registros do ano passado com uma antecedência de dois meses. Conforme o Ministério da Saúde, na quinta semana epidemiológica deste ano, já foram registrados 49.234 casos prováveis da doença. Esse número representa um aumento significativo em relação à semana anterior, onde foram reportados 105.875 casos, se aproximando do pico registrado em abril de 2023, quando houve 111.840 casos prováveis.

Diante dessa situação preocupante, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um pronunciamento enfatizando que a vacinação contra a dengue será implementada de forma progressiva e que o combate à doença é uma prioridade absoluta do governo. Além disso, ela convocou a colaboração dos governadores, prefeitos e da população em geral para se unirem no enfrentamento e na prevenção contra essa enfermidade.

O cenário preocupante é atribuído ao intenso calor registrado durante os meses de dezembro e janeiro. Segundo Medeiros, o aumento significativo das chuvas, combinado com a alta densidade populacional e a falta de saneamento básico, tem facilitado a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Além disso, já foram identificados os subtipos três e quatro da doença em circulação. Medeiros ressalta que os subtipos mais comuns são o 1 e o 2, e é importante destacar que, no caso da dengue, não há imunidade cruzada entre os diferentes subtipos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Distrito Federal é a unidade da federação com o maior número de casos prováveis por 100 mil habitantes, totalizando 1.625,2 registros. Esse cenário é seguido por estados como Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

As vacinas não terão impacto no número de casos registrados neste ano. Os imunizantes disponíveis representam um avanço e devem ser utilizados em regiões em que o número de casos está fora de controle. Mas os efeitos levam tempo.

(Com informações do UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES