Ivermectina não é eficaz contra dengue, alerta Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde alerta que essa informação é um boato, disseminado inclusive por alguns profissionais de saúde em suas redes sociais

Ivermectina não é eficaz contra dengue, alerta Ministério da Saúde | Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ivermectina voltou a ser destacada como uma possível solução para combater doenças, desta vez, em relação à dengue. O Ministério da Saúde alerta que essa informação é um boato, disseminado inclusive por alguns profissionais de saúde em suas redes sociais, mas sem apresentar dados ou fontes que a confirmem.

Este medicamento, conhecido como antiparasitário, foi anteriormente defendido durante a pandemia de Covid-19 como parte de um tratamento precoce contra a doença, embora sua eficácia não tenha sido comprovada. Naquela época, estudos demonstraram que a ivermectina não era eficaz no combate ao coronavírus.

“Para ficar claro: a ivermectina também não é eficaz em diminuir a carga viral da dengue. O Ministério da Saúde não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença”, alertou o governo federal em nota. “Disseminação de fake news, principalmente quando se trata de um cenário epidemiológico que pede atenção, é extremamente perigoso”, completou.

TRATAMENTO

Segundo o protocolo oficial para dengue, o médico deve identificar os sintomas por meio de uma consulta com o próprio paciente, podendo solicitar exames laboratoriais conforme necessário. Para casos leves de dengue, é recomendado repouso durante a febre, hidratação adequada com ingestão de líquidos e a administração de paracetamol ou dipirona para alívio da dor ou febre. É importante ressaltar que o paciente não deve tomar ácido acetilsalicílico. Na maioria dos casos, ocorre a recuperação espontânea em aproximadamente 10 dias.

“É muito importante retornar imediatamente ao serviço de saúde em caso de sinais de alarme (dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas). O protocolo sugere a internação do paciente para o manejo clínico adequado”, reforçou o ministério.

A pasta ressalta que as condutas clínicas indicadas são sustentadas em bases científicas e evidências de eficácia que garantem a segurança do paciente. O Ministério da Saúde também destaca que os medicamentos prescritos para o tratamento têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

VACINA

Cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas contra a dengue no Brasil ao longo de 2024, considerando a capacidade limitada de fabricação das doses pelo laboratório Takeda, responsável pela Qdenga. O imunizante, a ser disponibilizado ainda este mês para 521 municípios selecionados, será aplicado na rede pública em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES