Dengue no Brasil explode com 217 mil casos e 15 mortes em 2024, diz Ministério

O aumento de casos se deve a fatores de calor excessivo e chuvas intensas, segundo o Ministério da Saúde.

O aumento de casos se deve a fatores de calor excessivo e chuvas intensas, segundo o Ministério da Saúde. | Reprodução/Stock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Somente nas quatro primeiras semanas de 2024, o Brasil registrou mais de 217 mil casos de dengue, 15 mortes pela doença e outros 149 óbitos seguem em investigação, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (30). O número é mais que o triplo de notificações do mesmo período em 2023: 65.366.

De acordo com o Ministério da Saúde, a projeção do aumento de casos da doença, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, se deve a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil. 

"A gente estava esperando a qualquer momento o aparecimento dessa epidemia. E, logicamente, a epidemia depende de vários fatores, como o aumento de temperatura, que favorece a proliferação do mosquito, um período de chuvas intensas, que aparece principalmente nos períodos de El Niño e, por isso, a gente pode ter nossas epidemias de dengue. A gente já tem os quatro tipos do vírus da dengue circulando no Brasil", explicou Stefan Cunha Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autor do livro "A história das epidemias”, ao podcast O Assunto.

O aumento de casos se deve a fatores de calor excessivo e chuvas intensas | FOTO: Reprodução/Opas

Em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue Qdenga ao SUS - Sistema Único de Saúde. Na ocasião, a ministra Nísia Trindade disse que o novo imunizante iria começar a ser aplicado em fevereiro deste ano. A Pasta divulgou a lista das cidades que vão receber as doses, sendo 500 municípios em 16 estados.

No entanto, o imunizante alcançará um público-alvo: adolescentes de 10 a 14 anos.  Segundo o ministério, eles estão entre o público com maior número de internações pela doença. O pico das epidemias é esperado no final de março e começo de abril. Então, ainda tem perspectiva grande de piorar o quadro", disse Stefan Cunha Ujvari.

IMUNIZANTE QDENGA

Anunciado pelo Ministério da Saúde, A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.

A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES