Desabamento de prédio no Grande Recife: 21 pessoas perderam a vida

Após 35 horas seguidas de trabalho no local onde parte de um prédio do Conjunto Beira-Mar desabou, no bairro do Janga, em Paulista bombeiros encerram as buscas

Busca pelas vítimas foi encerrada | Anderson Stevens
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao todo 14 pessoas morreram e sete ficaram feridas após o desabamento de prédio no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife. A informação foi confirmada pelos bombeiros após 35 horas de buscas pelas vítimas no local. O desabamento que que tirou a vida de 21 pessoas ocorreu na manhã da sexta-feira (7) Interditado desde 2010 o imóvel voltou a ser ocupado em 2012, a seguir saiba um pouco sobre a história de vida das pessoas que ficaram soterradas pelos escombros do Conjunto Beira-Mar.  

PORTEIRO

Josuel Ramos da Silva, de 45 anos, foi a primeira vítima a ser resgatada dos escombros. Ele desempenhava a função de porteiro na Escola Municipal Governador Carlos Wilson, situada em Paulista.  

(Foto: Secretaria de Educação de Paulista/Divulgação )

CENA FORTE

No meio dos destroços do desabamento, uma cena trágica foi encontrada: uma mãe e seus dois filhos abraçados na mesma cama, sem vida. Marcela Neves dos Santos, de 42 anos, era autônoma e trabalhava como faxineira. Ela residia no Conjunto Beira-Mar há oito anos, juntamente com seus filhos, Wallace, de 10 anos, e Maria Flor, de 6 anos. 

(Foto: Reprodução/WhatsApp )

Segundo relatos de familiares, Marcela havia se mudado para aquele local devido à impossibilidade de arcar com o aluguel da casa anterior, que também ficava em Paulista. A situação financeira a levou a buscar uma alternativa no Conjunto Beira-Mar. 

SOBREVIVENTE 

Após intensas 10 horas de busca pelos bombeiros, a outra filha de Marcela, Evelyn Tainá Neves, de 15 anos, foi resgatada com vida dos escombros. A adolescente foi encaminhada inicialmente ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e posteriormente transferida para o Hospital da Restauração (HR), localizado no bairro do Derby, na área central do Recife. 

O HR informou que Evelyn passou por um procedimento cirúrgico para tratar uma lesão por esmagamento na perna e que seu estado de saúde é estável, proporcionando um alento nesse momento tão difícil. 

ABRAÇADO À NAMORADA 

Mateus Silva de Albuquerque, de 21 anos, era namorado de Evelyn e perdeu a vida abraçado à jovem quando uma parte do prédio desabou. Segundo informações da família, Mateus trabalhava em um restaurante de um shopping localizado no bairro da Boa Vista, no centro do Recife. 

(Foto: Reprodução/WhatsApp )

O jovem residia em Abreu e Lima, cidade da Região Metropolitana do Recife, junto com sua mãe e quatro irmãos. De acordo com parentes, ele costumava passar várias noites na casa da namorada. A trágica ocorrência abalou profundamente a família e os entes queridos de Mateus e Evelyn. 

MÃE FICA SEM 3 DOS 4 FILHOS

Guilherme Emanuel, de 12 anos, Pedro Misael, de 8 anos, e Ester Misael, de 5 anos, são irmãos que foram encontrados sem vida em momentos distintos durante as operações de busca. Os três residiam no prédio parcialmente desabado junto com a mãe, que não estava em casa no momento, pois havia ido trabalhar em um lar de idosos localizado no bairro do Janga. Essa trágica ocorrência abalou profundamente a família e a comunidade local.  

( Foto: Reprodução/WhatsApp )

Além dos irmãos mencionados, Emily Misael, de 15 anos, também residia no apartamento e foi resgatada com vida dos escombros. Ela sofreu uma fratura na bacia e foi encaminhada ao Hospital da Restauração. A unidade de saúde informou que Emily permanece internada, em observação, com quadro de saúde estável, conforme relatado no sábado, dia 8. A recuperação da jovem está sendo acompanhada de perto pela equipe médica.  

( Foto: Reprodução/WhatsApp )

A família anteriormente havia residido no mesmo conjunto habitacional, mas acabou se mudando para outro local por alguns anos. No entanto, há alguns meses, a mãe teve que voltar para o Conjunto Beira-Mar devido a uma mudança de emprego. De acordo com parentes, ela estava economizando dinheiro para poder se mudar do imóvel até o final de julho. A intenção da família era buscar uma nova moradia. 

MORTES NA MESMA FAMÍLIA  

Maria da Conceição Mendes da Silva, de 43 anos, era a moradora de longa data no Conjunto Beira-Mar que foi vítima do desabamento parcial do prédio. Segundo relatos de familiares, ela residia no local há 13 anos, pois essa era a única moradia que ela conseguia pagar com o auxílio do Bolsa Família e um auxílio-moradia de R$ 150.

Infelizmente, Maria e seus três filhos perderam a vida no incidente: Deivison Soares da Silva, de 19 anos; Deivid Soares da Silva, de 17 anos; e Eloá Soares da Silva, de 21 anos.

Deivison foi resgatado dos escombros com vida, mas foi levado ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, já em parada cardiorrespiratória. A equipe médica realizou manobras de reanimação, porém ele não resistiu aos ferimentos.

Além dos filhos mencionados, Maria da Conceição também tinha outros quatro filhos: duas mulheres, Débora e Carla, que não residiam no conjunto habitacional; um homem, Diego; e um adolescente, Douglas, de 15 anos, que viviam com a mãe, mas não ficaram soterrados no desabamento.

 APOSENTADA RESGATADA COM VIDA 

Kátia Cristina, de 65 anos, foi resgatada com vida e posteriormente encaminhada ao Hospital Miguel Arraes. Após passar por exames, ela foi transferida para o Hospital Português, localizado no Recife. Kátia é a responsável pelos cuidados de quatro animais que foram resgatados com vida pelos bombeiros: as cadelas Mel e Mila, além de dois gatos que conseguiram escapar durante o incidente. 

CASAL 

José Celino Mota Neto, de 40 anos, e sua companheira, Josiane, de 37 anos, foram encontrados sem vida juntos sob os escombros. Suas vidas foram tragicamente perdidas no desabamento.

FERIDOS MAS SEM GRAVIDADE

Quatro pessoas, dois adolescentes e dois jovens, foram encontradas com vida fora do prédio e apresentavam ferimentos leves. Essas vítimas foram levadas para o hospital para receber atendimento médico. Até o momento, foram identificadas apenas pelo primeiro nome, e suas idades são as seguintes: 

  • Cauã, de 16 anos;
  • Leonardo, de 17 anos;
  • Luan, de 21 anos;
  • Lucas, de 22 anos.
Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES