Desfile em Brasília reúne 50 mil pessoas e tem esquadrilha da fumaça e parada militar

O evento contou com a participação de tropas militares, escolas, desfile de blindados e aeronaves.

Desfile de 7 de Setembro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desfile de 7 de Setembro, que ocorreu nesta quinta-feira, atraiu uma multidão, de cerca de 30 mil pessoas, à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Sob o tema "Democracia, soberania e união", a celebração cívico-militar teve início por volta das 9 horas, com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja em um carro aberto.

Leia Mais

Lula fez sua entrada no desfile em um carro conversível, em pé, ao lado de sua esposa, Janja. O presidente estava vestindo a faixa presidencial que recebeu durante sua posse em janeiro, enquanto Janja usava um vestido vermelho. Ambos acenaram para a multidão presente nas arquibancadas e, em seguida, dirigiram-se à tribuna de honra, que acomodava aproximadamente 200 autoridades. Não houve discursos durante o evento.

Na tribuna de honra, além de Lula e Janja, estavam o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e o vice-presidente da República Geraldo Alckmin; ministros como Márcio França (Micro e Pequena Empresa), Margareth Menezes (Cultura), Cida Gonçalves (Mulheres) e Nísia Trindade (Saúde); o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas – ambos, cotados para uma vaga no STF; e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

O evento contou com a participação de tropas militares, escolas, desfile de blindados e aeronaves. No total, mais de 100 veículos e aeronaves foram exibidos, tanto por terra quanto pelo ar, representando a Marinha, o Exército e a Força Aérea. O personagem Zé Gotinha, mascote da campanha de vacinação no país, desfilou em cima de um carro do Corpo de Bombeiros do DF e foi aplaudido pelo público. 

Zé Gotinha em cima do carro do Corpo de Bombeiros durante desfile de 7 de Setembro | FOTO: Reprodução

A celebração terminou por volta das 11 horas, com uma apresentação emocionante da Esquadrilha da Fumaça. Logo após o encerramento, o presidente Lula deixou o local.

Inicialmente eram esperadas cerca de 30 mil pessoas, mas segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, cerca de 50 mil pessoas compareceram ao evento nesta quinta-feira (7). O público começou a chegar por volta das 7 horas da manhã, passando por revistas da Polícia Militar para acessar a Esplanada dos Ministérios. Por volta das 8h30, as arquibancadas estavam lotadas e o acesso foi restrito ao público, gerando algum tumulto, mas sem ocorrências graves registradas até o encerramento do evento. De acordo com Polícia Militar do Distrito Federal, não houve registro de ocorrências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES