Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Promovendo compreensão

O TEA é caracterizado por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e comunicação não-verbal

Aproximadamente 70 milhões de indivíduos são diagnosticados com autismo globalmente. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, instituído pela ONU em 2007. Essa data visa combater a discriminação e o preconceito contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo informação e compreensão. O TEA é caracterizado por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e comunicação não-verbal, mas terapias específicas podem melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.

Habilidades - Pessoas com TEA têm habilidades e talentos únicos em diversas áreas. Muitos são capazes de se concentrar intensamente em interesses específicos, destacando-se como pianistas ou cantores excepcionais. A campanha deste ano, intitulada "Respeito para todo Espectro", busca sensibilizar e promover a inclusão, utilizando a hashtag #RESPECTRO.

Objetivo - O propósito desta data é aumentar a compreensão do espectro autista, incluindo suas necessidades e direitos. O autismo é um distúrbio do desenvolvimento cerebral que influencia a comunicação, linguagem, comportamento e interação social.

Estimativa - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 70 milhões de indivíduos são diagnosticados com autismo globalmente. Divulgar informações e promover o entendimento são estratégias essenciais para a conscientização. 

Leia Mais

Descobrir sintomas - Não há uma causa conhecida para o autismo, portanto, não há medidas preventivas específicas. No entanto, é importante identificar precocemente os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças, possibilitando o início do tratamento o mais cedo possível. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES