Diabetes em idosos exige ainda mais cuidados

O médico Aécio Lira explica que a doença crônica pode trazer complicações mais sérias e cuidar evita problemas mais sérios

Diabetes está muito presente no cotidiano de pessoas diz médico | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Lucrécio Arrais

O diabetes é uma doença silenciosa que exige cuidados específicos que vão desde a alimentação aos hábitos de vida. Neste contexto, o diabetes na pessoa idosa, ou seja, o público com mais de 60 anos, exige ainda mais cuidados, pois podem existir outras comorbidades e especificidades que podem evoluir para problemas mais sérios.

Dr. Aécio Lira, médico endocrinologista e doutor pela Universidade de São Paulo, explica que a doença é mais comum do que se imagina. Além disso, por ser crônica, pode levar a quadros mais sérios.

Médico alerta para presença da doença no cotidiano - Lucrécio Arrais

Consumo de carboidratos

A doença, presente no cotidiano de muitas pessoas, está relacionada ao consumo de carboidratos. "O diabetes é uma doença relacionada ao aumento do açúcar, da glicose, no sangue. Quando isso acontece de forma persistente e repetida em exames laboratoriais, classificamos como diabetes mellitus", explica É uma doença crônica que precisa de controle.

"Quando há o diagnóstico, o indivíduo passa a conviver com essa condição pelo resto da vida. Isso pode levar a complicações como a retinopatia diabética, que pode levar à cegueira. Complicações nos rins que podem levar à necessidade de hemodiálise.

O diabetes é uma doença muito comum - reprodução internet

Circulação sanguínea

Problemas cardíacos, além da própria circulação sanguínea, também podem estar relacionados a esta condição. "Há, de fato, um maior risco de infarto. Problemas de circulação também podem levar à amputação de membros inferiores", revela o endocrinologista.

Um a cada cinco idosos é diabético

O diabetes é uma doença muito comum e, muitas vezes, silenciosa. "Entre adultos de 20 a 80 anos, mais de 10,5% têm diabetes, segundo a IDF [International Diabetes Federation]. Ou seja, um a cada dez adultos têm diabetes. Quando vamos para a parcela mais idosa o número aumenta. Acima dos 60 anos, é 20%. A cada cinco pessoas idosas, uma tem diabetes", revela o médico Aécio Lira.

Produção de insulina está relacionada a diabetes- reprodução internet

Um dos motivos disso é o envelhecimento populacional. 

"A população está vivendo mais e pessoas com diabetes estão sobrevivendo à doença. A diabetes no idoso está relacionada à idade, fazendo com que o pâncreas vá diminuindo a produção de insulina. Outra questão própria do envelhecimento é a perda da massa muscular, a sarcopenia, que leva o organismo a ter maior dificuldade de gastar energia em forma de glicose. Isso termina aumentando a glicemia", aponta o médico.

Os idosos costumam ter outros problemas de saúde, o que pode agravar o quadro. "Medicações podem influenciar, além da questão da alimentação e o sedentarismo. Por uma questão de locomoção, risco e medo, o idoso termina sendo mais sedentário. Ele gasta menos energia e chegar a um aumento de peso, que pode levar à diabetes tipo 2", explica.

Cuidados específicos na alimentação

Questões psicológicas e de paladar também podem influenciar na saúde das pessoas da chamada "melhor idade". O público idoso pode apresentar certas resistências em nome da praticidade e do sabor dos alimentos. Isso pode prejudicar o tratamento.

Segundo Dr.Aécio o idoso tem um paladar diferente - Lucrécio Arrais

Ricos em açúcar

Dr. Aécio Lira explica que o idoso tem um paladar diferente. "Eles acabam optando por alimentos mais práticos, que são altamente palatáveis e ricos em açúcares e carboidratos. Então um indivíduo que pode estar dentro desse cenário do diabetes da pessoa idosa", pontua. Para o médico, existe também uma questão psicológica. 

"O idoso acredita que pode fazer as próprias escolhas, como foi quando adulto jovem. Além disso, surgem outras comorbidades. O tratamento do diabetes no idoso exige ainda mais cuidado para normalizar a glicemia. Mas não podemos passar do ponto e levar o idoso para um quadro de hipoglicemia, algo bastante temido neste público acima de 60 anos. O tratamento excessivo é mais deletério ao idoso que uma pessoa jovem", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES