'Domo de calor' atinge a região Sul e eleva a temperatura a 5°C acima da média

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para “calor intenso no estado”, válido até pelo menos sexta-feira

Nova onda de calor | Reprodução/Climatempo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova onda de calor está impactando áreas da região Sul e Mato Grosso do Sul, com previsão de temperaturas de 3°C a 5°C acima do considerado normal para esta época do ano. A projeção do Climatempo indica que essa condição persistirá por mais de cinco dias.

As temperaturas começaram a subir no último final de semana, afetando principalmente o oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, além do sul de Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, os termômetros podem registrar mais de 5ºC acima da média, como destaca a área vermelha no mapa de projeção.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para "calor intenso no estado", válido até pelo menos sexta-feira. Na última segunda-feira (5), Itapiranga, na fronteira com a Argentina, registrou temperatura de 43°C.

No Vale do Itajaí, estão previstas máximas de 38°C nesta quarta-feira (7). No Rio Grande do Sul, as temperaturas podem atingir de 37°C a quase 40°C no oeste e sudoeste do estado, enquanto no oeste do Paraná, o calor ficará entre 36°C e 38°C nos próximos dias.

Outras regiões não serão afetadas

A onda de calor não deve se estender para outras regiões do Brasil, conforme a projeção. O calor extremo, incomum para essas áreas, é atribuído a um "domo de calor extremo" vindo da Argentina, segundo a MetSul.

A Argentina, atingida por uma forte massa de ar quente, emitiu alertas vermelhos por calor extremo. Especialistas chamam essa massa de ar de "domo de calor", e a previsão é que ela permaneça sobre o Rio Grande do Sul pelo menos até a metade da próxima semana.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES