Teresina registra a maior temperatura para fevereiro, aponta Inmet

O órgão faz uma análise das máximas observadas desde o início de operação da estação automática.

Teresina registra a maior temperatura para fevereiro, aponta Inmet . | FOTO: GABRIEL PAULINO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 37,4°C, a capital piauiense, Teresina, registrou na tarde desta segunda-feira (05) a maior temperatura para Fevereiro, até o momento, desde 2004, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão faz uma análise das máximas observadas desde o início de operação da estação automática. 

 O valor supera a temperatura de 01 de fevereiro de 2015, onde a cidade atingiu 37°C.  O Inmet ainda informou que em algumas capitais do Nordeste, janeiro terminou com temperaturas máximas e mínimas em até 2,0°C acima da média climatológica. Fevereiro, por sua vez, começou com valores de temperaturas ainda maiores.

Apesar da temperatura, durante o fim de semana, dias 03 e 04, a capital do Piauí estava sob em alerta amarelo do INMET, onde possuía previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h.  Conforme a climatologista, Sara Cardoso, as primeiras semanas de fevereiro ainda possuem maior possibilidade de ocorrência de chuvas. 

“Os acumulados podem chegar até 50 milímetros (50L por m²), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e os modelos de previsão internacionais [...] Lembrando que as nossas chuvas são de verão. Então as formações de nuvens são nuvens de topo alto, que podem trazer essas alterações ventosas, ocorrência de raios e a possibilidade de queda de granizo”, informou a climatologista. 

'DOMO DE CALOR': veja cidades que podem ser atingidas no Brasil

Parte do Brasil, especificamente na metade Oeste do Rio Grande do Sul, será afetado pelo aumento de temperaturas nos próximos dias. Isso porque a Argentina, que tem divisa com o estado, será atingida por uma forte massa de ar quente, descrita por especialistas como um "domo de valor".

O portal MetSul informou que a perspectiva é de temperaturas elevadas durante toda a semana no estado, onde as máximas devem permanecer, na primeira parte, entre 36ºC e 39ºCConforme informado, todos os modelos analisados apontam que este aumento irá ocorrer durante o período de Carnaval, com pelo menos mais uma semana de calor intenso em grande parte do RS.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA: 

/noticias/domo-de-calor-veja-cidades-que-podem-ser-atingidas-no-brasil-490071



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES