Dona do Facebook, Meta vai bloquear conteúdo pró-invasão nas redes

Empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp classificou o evento como 'ato de violação'

Dona do Facebook, Meta vai bloquear conteúdo pró-invasão nas redes | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Meta — empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsAppanunciou que vai começar a remover e bloquear de suas redes sociais conteúdo em defesa das invasões às sedes dos três Poderes da República, em Brasília, no domingo (08/01). As informações são da Época Negócios.

As invasões foram protagonizadas por milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) insatisfeitos com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Um porta-voz da Meta disse à BBC que excluiria imediatamente postagens "pedindo que as pessoas peguem em armas ou invadam à força o Congresso, o Palácio do Planalto e outros prédios federais".

Dona do Facebook, Meta vai bloquear conteúdo pró-invasão nas redes - Foto: Reprodução

"Também estamos classificando isso como um ato de violação, o que significa que removeremos conteúdo que apoie ou enalteça essas ações", acrescentou o porta-voz.

"Estamos acompanhando a situação ativamente e continuaremos excluindo conteúdo que viole nossas políticas."

A Meta já sinalizou outros incidentes graves — incluindo a invasão do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 — como atos de violação. A política permite que a empresa acelere a remoção do conteúdo prejudicial.

Na tarde de domingo, milhares de militantes apoiadores do ex-presidente Bolsonaro ocuparam a Esplanada dos Ministérios, na área central de Brasília e, de lá, invadiram e depredaram as instalações do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A invasão ocorreu após diversas convocações feitas em redes sociais — Foto: GETTY IMAGES via BBC 

A invasão ocorreu após diversas convocações feitas em redes sociais, como grupos de WhatsApp. Os invasores, que são contra a eleição do presidente Lula, pedem o fechamento do Congresso e a intervenção militar.

Em resposta, Lula decretou intervenção federal na área de Segurança Pública do Distrito Federal até 31 de janeiro.

"Não existe precedente (para) o que essa gente fez e, por isso, essa gente terá que ser punida. Nós vamos inclusive descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília, e todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático e esse gesto de vândalos e fascistas", declarou Lula, ao anunciar a medida.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES