É bom ficar de olho no Copom, hoje e amanhã- por José Osmando de Araújo

Comitê de Política Monetária (COPOM) deve definir a taxa Selic, que regula o índice de juros da economia, atualmente no extremado patamar de 13,75%

Comitê de Política Monetária (COPOM) deve definir a taxa Selic | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando de Araújo

Nos dias 21 e  22 de março , o Comitê de Política Monetária (COPOM), reúne-se, e deverá, ao final de seus trabalhos, definir a taxa Selic, que regula o índice de juros da economia, atualmente no extremado patamar de 13,75%, uma tarefa que cumpre a cada 45 dias.  Juros tão elevados têm gerado enorme grita nos setores de produção do país e um forte combate por parte do Presidente Lula, que se manifesta com firmeza à disposição do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de agir na contramão da política econômica do Governo. 

A expectativa é de que o COPOM puxe a taxa Selic para baixo, como maneira de acalmar os setores produtivos do país e os cidadãos brasileiros que necessitam movimentar suas atividades com patamares mais civilizados de juros nos seus empréstimos e financiamentos. Fora dos círculos do grande capital, que vive de grandes aplicações e de uma prática especulativa nociva, e historicamente ganham com taxas elevadas de juros, todo o resto do Brasil vem sofrendo e pagando alto com os indicadores atuais. 

MOBILIZAÇÃO 

É certamente por tais motivos que raramente se viu tanta mobilização sobretudo na classe trabalhadora, como se vê agora. No dia de hoje, por exemplo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) anuncia grande movimentação de protestos em todas as capitais em que há sede do Banco Central, numa manifestação para exigir a redução do índice Selic e a queda do atual presidente do Banco Central. Ele tem mandato de quatro anos, ganhou autonomia, e nessa condição atua em favor do grande capital, contrariamente à política do governo. 

Os atos da CUT foram convocados para acontecer em Brasília, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, cidades onde há sede do BC. Mas a mobilização está chamando a população em todas as grandes cidades brasileiras. Os manifestantes declaram que o modelo atual do Banco Central atende a interesses dos rentistas do mercado financeiro.  

QUEM LUCRA?

Eles têm dito que sendo a função da Selic controlar a inflação e estimular, ou retrair, os diferentes setores de mercado, no caso atual tem servido apenas para engordar a riqueza dos que ganham com a especulação e retrair os setores de produção, sobretudo a indústria, que têm enormes dificuldades de financiamento, graças à exorbitância dos juros cobrados pelos bancos nas suas transações de empréstimos. O cidadão comum também tem sido afetado diretamente, em decorrência dos elevados juros dos cartões de crédito. Só lucra quem não trabalha e tem dinheiro sobrando para grandes negociações no mercado da especulação. 

É muito simples a lógica: uma elevação da taxa Selic eleva a rentabilidade dos títulos indexados por esse índice. Isso significa que os juros das aplicações financeiras ficam mais altos e o patrimônio dos investidores vai se expandir mais rapidamente. Isso serve como atrativo irrefreável para os que têm dinheiro sobrando, fujam de qualquer atividade produtiva e apliquem seu capital no mercado financeiro. 

QUEM É PREJUDICADO? 

Na outra ponta, que representa a quase totalidade do país, o custo de produção também só faz aumentar, pois falta dinheiro para manter as atividades dos diversos setores produtivos. Isso gera elevação dos preços dos produtos e desestimula o consumo. As pessoas passam a comprar menos, e o desemprego passa a ser a consequência inevitável. 

O Banco Central, com suas práticas, está colaborando bastante para esse quadro desolador. Portanto, hoje e amanhã são dois dias muito importantes para a imensa maioria dos brasileiros. É bom ficar de olho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES