A imperadora da Amaggi! Veja o patrimônio da mais rica do agro no Brasil

Mulheres têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento rural e econômico, e essa valorização é um tema enfatizado pelos agentes do ramo.

Lucia Maggi se destaca na lista de bilionários do Brasil | Reprodução YouTube/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O destaque da presença feminina no agronegócio tem sido notável nos últimos anos, reconhecendo a importância do protagonismo da mulher nesse setor. Mulheres têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento rural e econômico, e essa valorização é um tema enfatizado pelos agentes do ramo.

Lucia Borges Maggi é uma figura proeminente no agronegócio brasileiro e é considerada a mulher mais rica nesse setor. Sua fortuna está estimada em US$ 7,2 bilhões (aproximadamente R$ 35,1 bilhões na cotação atual), colocando-a entre as cinco mulheres mais ricas do Brasil e ocupando a 43ª posição na lista de bilionários brasileiros.

Leia Mais

O aumento no número de mulheres bilionárias é notável. Do total de 280 nomes no ranking de bilionários brasileiros de 2023, 55 são mulheres. Embora seja um avanço desde seis anos atrás, quando a presença feminina era mais limitada a 32 nomes, ainda é um recorte modesto.

Lucia Maggi, atualmente com 90 anos, originária do Rio Grande do Sul e residente em Rondonópolis, Mato Grosso, é uma das fundadoras do Grupo André Maggi, conhecido como Amaggi. Sua trajetória no agronegócio a levou a ser a principal acionista da empresa, uma das maiores produtoras de soja e commodities do Brasil.

A história da Amaggi começou em 1977, quando Lucia e seu marido, André Maggi, fundaram a Sementes Maggi, inicialmente focada no plantio e comércio de soja. Ao longo dos anos, expandiram para outras commodities e transformaram a empresa em um dos maiores impérios do agronegócio brasileiro. Desde a morte de seu marido em 2001, Lucia Maggi tem atuado como membro consultivo do conselho de administração da Amaggi.

Além de sua atuação no mundo dos negócios, Lucia é envolvida em trabalhos filantrópicos por meio da Fundação André e Lucia Maggi, apoiando áreas como assistência social, educação e meio ambiente.

A família Maggi não é a única a construir um império no agronegócio, com cerca de 61 agrobilionários ligados a esse setor dos 280 nomes mais ricos do país. O agronegócio tem historicamente sido fundamental para a economia brasileira, representando mais de 20% dos bilionários do país.

Blairo Maggi, filho de Lucia Maggi, é um dos acionistas da Amaggi e é uma figura influente no agronegócio, tendo seguido uma carreira política relevante, sendo considerado uma das pessoas mais influentes do mundo pela Forbes. Ele é conhecido como o "rei da soja", apesar das controvérsias ambientais associadas a sua trajetória no setor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES