Agência 123 Milhas entra com pedido de recuperação judicial

A agência emitiu um comunicado afirmando que um pedido de recuperação judicial havia sido realizado, em uma tentativa de recuperar a empresa.

Agência realiza pedido judicial para recuperação de plataforma | Reprodução - Foto: Adobe Stock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (29) a agência de passagens aéreas 123milhas, comunicou em nota que havia entrado com uma ação solicitando um pedido de recuperação judicial à 1ª Vara Empresarial da cidade de Belo Horizonte, onde atualmente se encontra a sede da empresa. A solicitação enviada também tem relação com as empresas HotMilhas e Novum, que tem ligação direta com a 123milhas. 

A companhia comunicou uma dívida de R$ 2,308 bilhões em sua solicitação ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Contudo, o montante em questão pode sofrer ajustes futuros após uma avaliação dos créditos pelo administrador judicial. A 123milhas requisitou a suspensão imediata, inicialmente por 180 dias, das ações legais de cobrança que foram movidas contra a empresa, bem como do pedido de recuperação judicial apresentado ao TJMG.

Essa solicitação surge depois que a empresa parou de emitir passagens e pacotes flexíveis a partir de 18 de agosto. A linha Promo, que oferecia preços mais baixos devido à ausência de datas fixas de ida e volta, foi interrompida devido a taxas de juros elevadas e tarifas aéreas mais altas. A empresa comunicou ao TJMG que buscou renegociar coletivamente as trocas de produtos relacionadas às passagens, mas essa iniciativa "acabou se demonstrando como frustrada". 

Leia Mais

Desse modo, a 123milhas explica que o pedido de recuperação judicial para evitar as consequências de ações individuais por todo o país, as quais resultaram em "bloqueios e constrições que dificultaram a satisfação individual dos créditos". Perante a Justiça, a 123 Milhas declara estar enfrentando uma crise de natureza "momentânea e específica, totalmente passível de resolução", e aponta a recuperação judicial como uma medida necessária para a resolução da situação.

Segue abaixo nota emitida pela agência:

"A 123milhas informa que protocolou hoje (29/08) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais um pedido de Recuperação Judicial. A medida tem como objetivo assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores. A Recuperação Judicial permitirá concentrar em um só juízo todos os valores devidos. A empresa avalia que, desta forma, chegará mais rápido a soluções com todos os credores para, progressivamente, reequilibrar sua situação financeira. A 123milhas ressalta que permanece fornecendo dados, informações e esclarecimentos às autoridades competentes sempre que solicitados. A empresa e seus gestores se disponibilizam, em linha com seus compromissos com a transparência e a ética, a construir conjuntamente medidas que possibilitem pagar seus débitos, recompor sua receita e, assim, continuar a contribuir com o setor turístico brasileiro", consta em nota.

A comercialização das passagens a um valor mais acessível, segundo a empresa, é o ponto chave das dificuldades mencionadas no processo judicial. Isso porque as expectativas de execução dessas promoções foram frustradas pelo aumento das tarifas após a pandemia de Covid-19, pela elevação das taxas de juros e pela implementação de novas diretrizes pelas companhias aéreas para controlar seus programas de milhagem, que estão envolvidos nas transações da empresa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES