Anatel considera usina que pode afetar internet no país 'indesejável e imprudente'

A agência argumenta que a construção pode causar danos aos cabos submarinos que passam pela capital cearense, impactando os serviços de internet no Brasil

Possível rompimento do sinal de internet | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), tornou-se motivo de intensa polêmica nesta semana após a aprovação das obras pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU-CE) na última quarta-feira (20).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de internet levantaram preocupações sobre a obra, argumentando que ela pode causar danos aos cabos submarinos que passam pela capital cearense, impactando os serviços de internet no Brasil.

A Anatel classifica a construção da usina como "indesejável e imprudente", destacando que há outras opções para a realização do projeto. A agência ressalta que a SPE - Águas de Fortaleza, responsável pela construção, não considerou riscos e não seguiu as 11 recomendações do International Cable Protection Committee (ICPC), embora detalhes específicos dessas recomendações não tenham sido fornecidos até o momento.

Caso as obras prossigam sem interferências, a previsão é que tenham início em março de 2024, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026. O governo do Ceará justifica o projeto da usina como uma maneira de transformar água do mar em água potável, aumentando em 12% a oferta de água na região metropolitana de Fortaleza.

Riscos e posicionamentos contrários

Em nota enviada, a Anatel reitera sua oposição ao projeto nos termos atuais, recomendando a alteração do local da construção para uma das opções avaliadas como possíveis. Alguns motivos destacados pela Anatel para a reprovação da obra incluem:

  1. Os cabos de fibra ótica na região são essenciais para as telecomunicações e a conexão de internet no Brasil, além do fluxo de informações internacionais.
  2. Os cabos submarinos de internet estão ancorados na Praia do Futuro há décadas.
  3. A manutenção desses cabos envolve atividades complexas e lentas, incluindo navios de grande porte, equipamentos subaquáticos e mergulhadores.
  4. Os cabos têm prazo de validade e podem demandar substituição e expansão devido ao aumento anual da demanda de tráfego de internet.
  5. A SPE - Águas de Fortaleza não apresentou estudos detalhados das medidas adotadas para evitar interferências nos cabos.

A Anatel informou que solicitou mais detalhes da obra ao Governo do Ceará, enquanto o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que a construção está em análise pela União, dependendo da avaliação de outros órgãos federais.

Importância estratégica de Fortaleza na conexão de cabos submarinos

Fortaleza é um ponto central para a conexão de cabos submarinos de internet, devido à sua proximidade com a Europa, África e outras Américas. O local se destaca pelo relevo oceânico favorável e pela presença de grandes empresas de telecomunicações, tornando-se vital para o funcionamento da internet no Brasil.

Diversos órgãos, incluindo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a associação de operadoras TelComp, já expressaram posições sobre o projeto, destacando preocupações e sugerindo a busca por alternativas mais adequadas e seguras para a instalação da usina de dessalinização.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES