“Portugal é a nova porta de entrada para Europa”, diz Rafael Fonteles

Portugal é uma referência em economia verde e energia limpa, e Fonteles celebrou termos de cooperação com diversas universidades portuguesas.

Fonteles estabelece parcerias com a Europa | Ascom/Governo do Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles, do Partido dos Trabalhadores, destacou Portugal como a "porta de entrada" do Brasil na Europa em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, realizada em 12 de abril. O líder do estado nordestino, que vem apresentando um crescimento acima da média nacional, explicitou sua agenda durante sua visita ao Velho Continente, com foco em quatro principais eixos: transformação digital, transição energética, agronegócio e turismo.

Um dos principais objetivos de Fonteles é desenvolver a governança digital no Piauí, tomando como exemplo a Estônia, considerado o país mais tecnológico do mundo. O governador abriu um escritório do Governo do Piauí em Lisboa, Portugal, e busca parcerias com empresas e universidades na área de transição energética, especialmente com o uso do hidrogênio verde. Portugal é uma referência em economia verde e energia limpa, e Fonteles celebrou termos de cooperação com diversas universidades portuguesas, como a Universidade de Lisboa, Universidade Nova, Universidade de Évora e Universidade do Algarve.

Leia Mais

O estado do Piauí já é conhecido por ser um dos maiores produtores de energia solar e eólica do Brasil, com 70% de seu território preservado e uma vocação especial para o agronegócio e agricultura familiar. Fonteles ressaltou a abundância de recursos naturais do estado, como água, sol e vento, além de um ambiente institucional favorável, que o torna uma opção atraente para investidores europeus interessados em transição energética e agricultura sustentável.

Outro ponto destacado pelo governador é o potencial do turismo no Piauí. Fonteles ressaltou que, apesar de possuir belezas naturais e culturais únicas, o Brasil ainda recebe um número relativamente baixo de turistas em comparação com outros destinos internacionais, como a ilha Maiorca, na Espanha, ou a Torre Eiffel, em Paris. O governador enfatizou que o turismo é um setor gerador de divisas, empregos e oportunidades de negócio, e busca fomentar o desenvolvimento dessa indústria em seu estado.

Fonteles também falou sobre a renovação política em curso no Brasil, reconhecendo o papel essencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula. O governador afirmou que vê a renovação política acontecendo e destacou a importância de Lula na reconstrução das políticas sociais e ambientais do país, bem como na transição para a próxima geração de líderes políticos.

Na entrevista, Fonteles ressaltou a importância das relações históricas e culturais entre Brasil e Portugal, e destacou a língua como um ponto de comunicação facilitada entre os dois países. Ele também mencionou que empresas brasileiras constituídas em Portugal têm acesso aos fundos europeus, o que pode ser uma oportunidade para impulsionar os negócios



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES