Após e-mail vazado e descobertas da PF, presidente do BC desabafa no Senado

Roberto Campos Neto afirmou que a autonomia da entidade monetária tem gerado resultados significativos

Presidente do BC, Roberto Campos Neto | Cristiano Mariz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma declaração marcada por um tom de desabafo, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, fez questão de ressaltar no Senado a contribuição crucial da autonomia da instituição e da política de juros para as avaliações positivas da economia brasileira durante o primeiro semestre do ano. Campos Neto expressou o desejo de que esse mérito não seja perdido de vista.

"Eu vejo muita comemoração", afirmou ao concluir sua exposição no plenário, onde apresentou o relatório semestral das atividades do BC aos senadores. Ele prosseguiu, mencionando que "quando a gente olha o fato de a S&P (agência de classificação de riscos) ter melhorado a nota do Brasil, quando a gente olha o FMI ter elogiado o país, as revisões da Febraban (associação dos bancos), em 100% desses termômetros se menciona a autonomia do Banco Central e a política de juros do BC como fator decisivo."

Leia Mais

O presidente do BC também destacou os elogios que a atuação da instituição monetária recebeu de renomadas entidades, incluindo as agências de classificação de risco Moody's, S&P e Fitch, além da revista Economist.

"A Economist na semana passada faz um grande elogio à política de juros do Banco Central. O BIS, que é o banco central dos bancos centrais, diz que o BC fez um dos pousos mais suaves que tem. O que foi atingido aqui foi com a ajuda do Congresso em termos de instituir a autonomia do Banco Central", observou.

Campos Neto ressaltou que a autonomia da entidade monetária tem gerado resultados significativos.

"É a capacidade do BC de gerir crises de maneira autônoma e técnica que tem trazido resultados significativos. Então, por trás de cada celebração recente que temos visto no Brasil, existe uma parcela que corresponde à atuação do Banco Central. Eu espero que isso permaneça em destaque", finalizou.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES