BC e mercado revisam para cima estimativa de crescimento do PIB no governo Lula

No entanto, há preocupações com possíveis pressões inflacionárias decorrentes do aumento da demanda por bens e serviços

Economia brasileira | Montagem/Meio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As projeções para o crescimento da economia brasileira em 2024 foram revistas para cima, evidenciando um primeiro trimestre positivo e indicando uma expansão mais robusta ao longo do ano. O Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (28), respalda essa conclusão com uma análise detalhada do comportamento econômico.

Diversos grupos de conjuntura acadêmica, departamentos econômicos de bancos e consultorias também revisaram suas previsões para o Produto Interno Bruto (PIB), apontando agora um crescimento entre 1,8% e 2%. Anteriormente, as estimativas giravam em torno de 1,5%.

Essas revisões refletem um possível crescimento médio anual de 2,5% nos dois primeiros anos do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), superando as médias dos governos anteriores. Especialistas atribuem essa tendência a um mercado de trabalho aquecido e resistente, além de avanços nas concessões de crédito.

No entanto, há preocupações com possíveis pressões inflacionárias decorrentes do aumento da demanda por bens e serviços, o que poderia levar o Banco Central a ajustar sua política monetária. Este cenário, embora promissor, exige atenção para garantir um crescimento econômico sustentável ao longo do ano.

Para mais informações, acesse meio.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES