Lula e Macron lançam plano de investimento de R$ 5,3 bi para a Amazônia

Além disso, os chefes de Estado também anunciaram uma coalizão para promover padrões elevados nos mercados de créditos de carbono

Parceria Brasil-França | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reunidos em Belém, os presidentes da França, Emmanuel Macron, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), revelaram um ambicioso plano de investimentos em bioeconomia para a região amazônica. O projeto visa mobilizar 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,3 bilhões) em recursos públicos e privados nos próximos quatro anos, com foco em iniciativas sustentáveis.

A iniciativa contempla uma parceria estratégica entre bancos públicos brasileiros, como o Banco da Amazônia e o BNDES, e a Agência Francesa de Desenvolvimento, visando impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa. Além disso, prevê a criação de um centro de pesquisa operado pela Embrapa e pelo Cirad, voltado para inovações científicas e tecnológicas.

Macron e Lula também anunciaram uma coalizão para promover padrões elevados nos mercados de créditos de carbono, combatendo o chamado “greenwashing” e fortalecendo um mercado regulado internacionalmente. Essa iniciativa visa garantir a efetividade das ações de combate às mudanças climáticas.

A visita de Macron ao Brasil, que marca sua primeira passagem pela América Latina, reforça o compromisso mútuo com a proteção da biodiversidade, a transição ecológica e a descarbonização das economias. O anúncio do plano de investimentos bilionário demonstra o potencial de cooperação entre os dois países e o empenho em promover um desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Para mais informações, acesse meio.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES