BC reduz juros pela 5ª vez seguida e Selic cai para 11,25% após corte de 0,5

Esse quinto corte consecutivo na taxa básica de juros teve início em agosto de 2023 e foi uma decisão unânime.

Copom reduz taxa Selic para 11,25% | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou por diminuir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual nesta quarta-feira (31), passando de 11,75% ao ano para 11,25% ao ano. Esse quinto corte consecutivo na taxa básica de juros teve início em agosto de 2023 e foi uma decisão unânime. Com a taxa em 11,25%, esse é o menor nível registrado desde março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano.

No comunicado divulgado após a reunião, o Copom indicou a possibilidade de novos cortes na Selic no mesmo patamar (0,5 ponto percentual) nas próximas reuniões. Além disso, o Copom reforçou a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária.

Para 2024, o governo visa atingir um déficit zero nas contas públicas. Entretanto, em declarações anteriores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou dúvidas quanto à viabilidade dessa meta.

O Copom, composto pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e oito diretores da autarquia, teve sua primeira reunião com a nova composição nesta semana.

A Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação, influenciando todas as taxas de juros do país.

O Copom avaliou que o ambiente externo permanece volátil, especialmente devido ao debate sobre o início da flexibilização da política monetária nas principais economias.

No Brasil, o Copom estima que a inflação ao consumidor mantém uma trajetória de desinflação, enquanto destaca a necessidade de serenidade e moderação na condução da política monetária.

O calendário de reuniões do Copom para 2024 inclui sete encontros ao longo do ano, onde a taxa básica de juros será revisada.

A redução da taxa Selic era amplamente esperada pela maioria dos economistas, que projetam um declínio contínuo da taxa de juros ao longo de 2024, terminando o ano em 9% ao ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES