Burnout, ansiedade, depressão e outros transtornos mentais dão direito a auxílio do INSS

A inclusão destas enfermidades na lista garante estabilidade no emprego por 12 meses após a alta médica, se a doença estiver vinculada ao trabalho

Previdência Social | Aloísio Maurício/Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza diversos benefícios previdenciários para segurados diagnosticados com transtornos mentais, abrangendo condições como ansiedade, depressão, síndrome de burnout, entre outros. A advogada especialista em doenças ocupacionais e síndrome de burnout, Priscila Arraes Reino, afirma que, independentemente do transtorno, se o trabalhador ficar temporariamente ou permanentemente incapaz de exercer suas atividades, ele tem direito a benefícios previdenciários.

As causas dos transtornos mentais são diversas, podendo incluir predisposição genética, traumas ao longo da vida ou estresse crônico. O Ministério da Saúde atualizou, no final do ano passado, a lista de doenças relacionadas ao trabalho, incorporando transtornos mentais como burnout, ansiedade, depressão e tentativa de suicídio.

A inclusão destas enfermidades na lista garante estabilidade no emprego por 12 meses após a alta médica, se a doença estiver vinculada ao trabalho. O segurado pode ser afastado por qualquer doença que gere incapacidade ao trabalho, mas se o afastamento for por doença relacionada ao trabalho por mais de 15 dias, ele receberá o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) acidentário.

Esse benefício garante isenção de carência para adquirir o benefício, estabilidade no emprego por 12 meses após o retorno ao serviço, recolhimento do FGTS pelo empregador e contagem do tempo de contribuição para a aposentadoria. Se convertido em aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez), o cálculo é mais vantajoso, considerando 100% da média salarial do segurado.

Riscos do ambiente de trabalho

Situações não gerenciadas adequadamente pelo empregador, como assédio moral, metas inalcançáveis e falta de reconhecimento, podem gerar ou agravar transtornos mentais. Nesses casos, a lei equipara a condição ao acidente de trabalho. A auditora do Ministério do Trabalho, Luciana Veloso Baruki, destaca a dificuldade de identificar fatores de risco nos ambientes de trabalho que causam transtornos psiquiátricos.

Em 2023, o Ministério da Previdência Social concedeu 288.865 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais no Brasil. Entre os transtornos mais comuns no INSS estão transtornos esquizoafetivos, transtorno bipolar, transtorno do espectro autista, transtornos de ansiedade, transtornos por uso de álcool, transtornos depressivos e transtornos obsessivos compulsivos.

Os benefícios previdenciários disponíveis para segurados com transtornos mentais incluem:

Aposentadoria da pessoa com deficiência:

  1. Por Idade: requer 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher) e 15 anos de contribuição.
  2. Por Tempo de Contribuição: varia conforme o grau de deficiência.

Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio-Doença Acidentário):

  1. Estabilidade por 12 meses após o retorno ao trabalho.
  2. Benefício por incapacidade temporária.

Aposentadoria por Incapacidade Permanente (antiga Aposentadoria por Invalidez):

  1. Para casos de incapacidade total e permanente para o trabalho.
  2. Dispensa de carência no caso de alienação mental.

Auxílio-acidente:

  1. Indenização para segurados com sequelas permanentes após acidente.
  2. Não substitui a remuneração do trabalho.

BPC (Benefício de Prestação Continuada):

  1. Destinado a pessoas com transtorno mental em situação de baixa renda.
  2. Não exige contribuição ao INSS.

Pensão por morte:

  1. Dependentes maiores de idade com transtorno mental têm direito.
  2. Concedido aos dependentes do segurado falecido.

A perícia médica no INSS é necessária para comprovar o direito aos benefícios, exigindo documentos como atestados médicos, exames, contratos de trabalho, entre outros. O INSS realiza avaliação biopsicossocial para analisar o grau da deficiência no caso de aposentadoria da pessoa com deficiência. O resultado da perícia fica disponível no Meu INSS, e em caso de dúvidas, o segurado pode contatar o 135.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES