INSS endurece regras para aposentadoria em 2024; confira as mudanças

As regras de transição estabelecidas pela Reforma da Previdência impactarão o tempo de contribuição e a pontuação necessária para a aposentadoria

Aposentadoria em 2024 | @jeanedeoliveirafotografia/pronatec.pro.br
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada do ano novo, novas regras entram em vigor para os trabalhadores que estão prestes a se aposentar, exigindo atenção especial para garantir o benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2024, avançam algumas regras de transição estabelecidas pela Reforma da Previdência, impactando o tempo de contribuição e a pontuação necessária para a aposentadoria.

A principal mudança introduzida pela Emenda Constitucional é a centralização da idade como critério primordial para o acesso à aposentadoria, estipulando 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Anteriormente, o benefício por tempo de contribuição sem a exigência de idade mínima também era uma opção. Para quem se enquadra nesse perfil, a regra de transição, denominada idade mínima progressiva, sofreu ajustes, estabelecendo 58 anos e seis meses para mulheres e 63 anos e seis meses para homens, seis meses a mais do que em 2023. Essa transição progride até 2033, quando todos devem atingir 62 anos (mulheres) ou 65 anos (homens).

A regra da aposentadoria por idade progressiva demanda um tempo mínimo de trabalho de 30 anos para mulheres e 35 para homens. Já na regra de aposentadoria por idade, o tempo de contribuição mínimo é reduzido para 15 anos.

A transição abrange trabalhadores que não atendiam aos critérios mínimos para aposentadoria quando a reforma foi promulgada em novembro de 2019. Aqueles que já tinham direito à aposentadoria na ocasião podem optar pela regra antiga se for mais vantajosa.

Regra dos pontos

Outra forma de transição atualizada é a regra dos pontos, que combina idade e tempo de contribuição. Em 2024, são exigidos 91 pontos para mulheres e 101 pontos para homens, com um ponto a mais a cada ano. Esta regra considera um ponto equivalente a um ano adicional na idade ou no tempo de contribuição.

As regras de pedágio permanecem inalteradas. O pedágio de 50% é válido para quem estava a dois anos ou menos de se aposentar por tempo de contribuição em 13 de novembro de 2019, exigindo uma contribuição adicional de 50%. Já o pedágio de 100% permite a aposentadoria mediante contribuição pelo dobro do período que faltava para se aposentar na mesma data.

O sistema aplica-se a segurados que atingirem as idades mínimas de 60 anos para homens e 57 anos para mulheres. A solicitação do benefício deve ser realizada no portal de serviços Meu INSS, onde os segurados também podem consultar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para verificar e corrigir informações discrepantes. Especialistas destacam a importância de uma documentação precisa para acelerar o processo e evitar indeferimentos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES