Câmara aprova medida de Lula que aumenta salário mínimo; saiba o novo valor

O projeto governista foi sancionado com restrições envolvendo a tributação de empresas offshores

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite desta quarta-feira (23), o plenário da Câmara dos Deputados deliberou a favor da Medida Provisória (MP) que reajusta o salário mínimo para R$ 1.320, excluindo um trecho controverso que tratava da tributação de empresas offshores.

A votação expressou 439 votos favoráveis e apenas 1 voto contrário, proveniente do deputado Luiz Lima (PL-RJ). A sessão transcorreu com baixa presença de parlamentares e na ausência até mesmo do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

Leia Mais

Essa votação poderá ser vista como uma conquista para o governo federal, que possuía urgência em aprovar o projeto, considerando sua iminente expiração na próxima segunda-feira (28). A MP agora prossegue para o Senado, onde será submetida à apreciação ainda nesta semana.

Inicialmente, a versão aprovada em comissão mista no início deste mês também incorporava conteúdo de outra MP, que incluía a proposta de tributação de fundos em paraísos fiscais (offshores). No entanto, de acordo com líderes da Câmara e o próprio presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), tal inclusão não foi objeto de negociação prévia.

Negociações entre governo e Congresso

Na terça-feira (22), o governo Lula (PT) optou por desistir dessa abordagem devido à resistência manifestada por parlamentares. Conforme divulgado, a tributação das offshores se tornou o ponto central do desentendimento entre Lira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP). Líderes da Casa já planejavam remover essa disposição, resultando em uma reviravolta para o governo federal.

A perspectiva é que esse tema seja tratado por meio de outro projeto com urgência constitucional (que bloqueia a agenda legislativa por 45 dias), a ser enviado pelo Executivo.

Por outro lado, um outro trecho inserido na MP que diz respeito ao salário mínimo, determinando o aumento da isenção do Imposto de Renda para indivíduos com renda de até R$ 2.640, foi mantido no texto.

A estratégia foi anunciada por Lira na terça-feira (22) e confirmada pelo secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan.

No entanto, a simples remoção da seção referente às offshores poderia desencadear um problema durante a aprovação da correção da tabela do IRPF. Lula teria de vetar a medida, que constituía uma promessa de campanha, ou seria necessário encontrar outra fonte de compensação, a ser introduzida no momento da aprovação da nova lei.

Devido a isso, conforme indicou Durigan, o governo pretende apresentar uma proposta de tributação dos fundos exclusivos por meio de uma nova MP, que entra em vigor imediatamente. O texto deverá conter uma cláusula que incentiva os detentores desses recursos a ajustar o valor do patrimônio dos fundos, pagando uma alíquota reduzida de 10% sobre os ganhos obtidos nos últimos anos.

A MP aprovada nesta quarta-feira também contempla o estabelecimento de uma política de valorização do salário mínimo, proposta pelo Executivo, que envolve um reajuste conforme a inflação do ano anterior somado à variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. A política de valorização, que foi uma promessa de campanha de Lula, vigorou durante as gestões do PT no Palácio do Planalto.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES