Conheça história por trás da fortuna de Vicky Safra, a mulher mais rica do Brasil

A família Safra, de origem judaica, chegou ao Brasil na década de 1950, estabelecendo-se como uma força no setor financeiro mundial

Vicky Safra | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma trajetória que se estende por quatro continentes, três gerações e quase dois séculos, Vicky Safra, aos 71 anos, tornou-se a pessoa mais rica do Brasil em 2023, sendo a primeira mulher a ocupar esse posto, segundo a revista Forbes. A bilionária, casada com o falecido banqueiro Joseph Safra, assume uma fortuna estimada em pelo menos 18 bilhões de dólares, compartilhada com seus quatro filhos. A família Safra, de origem judaica, chegou ao Brasil na década de 1950, estabelecendo-se como uma força proeminente no setor financeiro mundial.

CASADA AOS 17 ANOS: Nascida na Grécia, naturalizada brasileira e residindo na Suíça há mais de uma década, Vicky Safra é conhecida por sua discrição, sendo descrita pela agência Bloomberg como a "guardiã discreta de um império global". O casamento com Joseph Safra, iniciado aos 17 anos, resultou em uma herança bilionária após o falecimento do banqueiro em 2020. A família controla instituições financeiras em diversas partes do mundo, destacando-se pela atuação no setor.

ORIGEM DA FORTUNA: A história dos Safra remonta à década de 1840, quando a família estabeleceu um banco financeiro na região de Aleppo, na Síria, para apoiar missões comerciais durante o antigo Império Otomano. A trajetória da família abrange cidades como Alexandria e Istambul, adaptando-se ao declínio do Império Otomano. A transferência para Beirute, no Líbano, em 1929, deu origem ao banco Jacob E. Safra, fundado por Jacob Safra, pai de Joseph, antes da expansão global do império.

POLÊMICAS: Apesar do sucesso, a fortuna dos Safra também enfrentou polêmicas internas. O filho Alberto Safra deixou o conselho familiar para fundar a ASA Investments, considerada concorrência pela família. Questões legais surgiram, com alegações de diluição de sua participação no Safra National Bank, levando o caso aos tribunais de Nova York em 2023. Enquanto Vicky permanece discreta, ela se envolve em ações filantrópicas, apoiando setores como saúde, educação, arte e cultura. Com propriedades renomadas e investimentos em expansão, a nova geração Safra busca manter o império por muitas gerações.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES