No G20, Haddad propõe taxação global sobre a fortuna de super-ricos

O ministro enfatizou a necessidade de garantir que bilionários contribuam de maneira justa com impostos

Participa remota de Fernando Haddad | Diogo Zacarias/MF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em discurso virtual durante a abertura das reuniões do G20, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou a intenção de discutir a implementação de uma taxação global mínima sobre a riqueza. As reuniões, realizadas em São Paulo, congregaram ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais das principais economias do mundo, além de representantes da União Europeia e da União Africana.

Haddad, que participou remotamente devido ao diagnóstico de Covid-19, destacou a importância de uma tributação global mínima como o "terceiro pilar para a cooperação tributária internacional". Ele enfatizou a necessidade de garantir que bilionários contribuam de maneira justa com impostos, reconhecendo avanços, mas ressaltando a importância de aprimorar a participação dos mais ricos.

Leia Mais

Durante o discurso, Haddad abordou a integração econômica global, alertando sobre a confusão entre esse processo e a liberalização de mercados, flexibilização de leis trabalhistas e desregulamentação financeira, destacando as crises econômicas resultantes. O ministro defendeu medidas para combater a desigualdade e abordou questões como o combate à pobreza, financiamento sustentável, reforma da governança global e tributação justa.

Os temas discutidos nas reuniões do G20 incluem a problemática do endividamento crônico de países, cooperação global para transformação ecológica, além de políticas para combater a pobreza e desigualdade. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também discursou, ressaltando a importância de políticas macroeconômicas sólidas para sustentar o crescimento de longo prazo e reduzir as desigualdades sociais.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES