Fortuna de R$ 500 bi: mais rico da América Latina privilegia filhos homens e genros

Com um império empresarial diversificado, Slim prepara seus seis filhos para assumirem papéis-chave, principalmente os do sexo masculino

Família Slim | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há 27 anos, Carlos Slim Helú, o homem mais rico da América Latina, enfrentou a morte durante uma cirurgia cardíaca no Texas, sendo estabilizado com 31 bolsas de sangue. Mesmo em situações extremas, sua notável calma e controle o acompanharam, características que agora se refletem em seu planejamento sucessório. Com um império empresarial diversificado, Slim prepara seus seis filhos para assumirem papéis-chave, principalmente os do sexo masculino.

O filho mais velho, Carlos Slim Domit, já ocupa o cargo de diretor na Telmex, gigante mexicana de telecomunicações. Os filhos Marco Antonio e Patricio estão prestes a assumir posições estratégicas no conglomerado, que abrange setores como telecomunicações, indústria, transporte, construção, varejo, saúde, esportes, energia e mídia.

Os herdeiros do clã Slim: acima, Carlos Jr, Marco Antonio e Patrick; abaixo, Soumaya, Vanessa e Johanna — Foto: Reprodução/La NacionApesar do sucesso de suas três filhas – Soumaya, Vanessa e Johanna – em áreas como educação e filantropia, a cultura conservadora da família reflete uma predominância masculina nos cargos de gestão. De acordo com o jornalista Mario Maldonado, no México, há uma cultura sexista nos Conselhos de Administração, onde a maioria dos gestores são homens. Atualmente, genros assumem responsabilidades nos negócios, e há uma crescente participação dos netos em cargos de gestão.

Slim, que já foi o homem mais rico do mundo entre 2010 e 2013, delegou funções-chave aos filhos. Carlos Jr., Marco Antonio e Patricio assumem presidentes de conselhos em várias empresas do império Slim. A morte eventual do patriarca, embora cause momentânea incerteza nos mercados, não deve gerar problemas significativos, dada a extensa delegação de responsabilidades aos descendentes.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES